Como se comparar com o mercado?

Se você não viveu nos anos 80, deve achar a moda da época bastante divertida e diferente do estilo de hoje. Nas fotos da família, com certeza achará algumas tias com roupas coloridas, cabelos volumosos e penteados chamativos – tudo ao estilo de filmes como Grease e Dirty Dancing.

Assim funcionam os padrões de beleza. Eles mudam conforme a época, influenciam uma legião de pessoas e depois passam, se modificam e se transformam em vintage ou moda retrô.

Um vídeo produzido por uma companhia de storytelling, chamada Cut, ilustra essa evolução.  O clipe, que se chama “Brazil, 100 Years of Beauty” (“Brasil, cem anos de beleza”), na verdade, faz parte de uma série que retrata a transformação da beleza no mundo. A produção é, realmente, muito interessante e funciona como uma máquina do tempo:

Para visualizar o vídeo diretamente na página do YouTube, clique aqui.

Pois bem, aqui vai o insight: o mercado é exatamente como a moda (ou como os sensos de beleza). O que foi bonito há 30 anos, pode não ser mais tão bonito hoje, e isso acontece também com as tendências de mercado, elas mudam.

Por isso que ficar atento às mudanças do clima econômico e às movimentações da concorrência é tão importante. O que antes demorava anos para mudar, agora muda em meses.

Você não é a Gisele Bündchen (e tudo bem!)

Quando falamos em beleza é comum falarmos também em comparação. Quem nunca se comparou ao Rodrigo Hilbert ou à Gisele Bündchen e se sentiu um pouco fora do padrão?

O mesmo acontece com o mercado: quando você compara sua empresa com os parâmetros errados ou com um padrão ideal muito distante, é comum se sentir deslocado.

É por isso que o trabalho de seleção de mercados é importante.

Composição de painéis de pesquisa

Esse assunto já foi abordado em nosso blog, mas sempre vale a pena voltar a discutir a composição de painéis, porque esse processo caracteriza o início de todo trabalho de pesquisa de mercado. Em outras palavras, conhecer bem o mercado facilita a elegibilidade dos cenários que serão usados para o job matching.

Em primeiro lugar, é preciso conhecer o cenário no qual a empresa concorre em mão de obra, uma vez que os parâmetros mudam de acordo com os níveis hierárquicos e com as regiões.

O mercado de mão de obra, nem sempre, é o mesmo mercado de concorrência de produto e, exatamente por isso, o comportamento de seus colaboradores deve ser levado em conta no próximo passo da composição de painéis de pesquisa.

Qual costuma ser o destino dos funcionários que são desligados da companhia? Os novos empregadores podem entrar no seu radar de concorrentes. Informações como essas são levantadas com a ajuda da equipe de recrutamento e seleção e também por meio das entrevistas de desligamento.

Depois disso, chega o momento de selecionar o tamanho da sua amostra. Para uma boa tabulação, nós recomendamos o mínimo de 12 empresas. Nesse momento, conhecer o cenário em que a empresa está inserida, ajudará a não compor painéis muito dispersos, com parâmetros que podem distorcer os resultados de mercado.

Ou seja, se deseja compor um mercado com empresas de pequeno porte, é preciso tomar cuidado para não incluir, na amostra, uma companhia muito grande com práticas salariais muito agressivas.

Além de tudo isso, você precisa saber que pode (e deve) ter mais de um painel para fazer avaliações. Cada bloco de cargos (operacional, tático e estratégico) precisa ter um painel diferente, já que concorrem em esferas distintas de mercado e, sendo assim, o número de painéis não pode ser limitado.

Quando o assunto é comparação, busque muitos modelos para se comparar antes de tomar qualquer decisão.

Por que devo compor painéis?

A resposta para essa pergunta é simples: dados isolados não indicam tendências.

Seguindo o mesmo exemplo sobre padrões de beleza, como poderíamos determinar se usar meias coloridas é moda ou não, se apenas uma pessoa se vestisse assim? É preciso identificar um movimento, uma tendência. O mesmo acontece com os parâmetros de comparação de mercados.

Quer saber mais sobre os painéis de pesquisa?
A ConsultaSalarial® pode te ajudar! Saiba mais clicando aqui.

Receba nossos materiais e publicações

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Viva uma experiência inédita no Quinto dia Útil!

Participe dos bastidores do nosso podcast em uma imersão presencial, assistindo à 4 entrevistas em primeira mão, se conectando com outros profissionais da comunidade e com a chance de subir ao palco e fazer perguntas diretamente aos convidados!

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee