Plano de Cargos e Salários
Inscrições abertas para a Mentoria Plano de Cargos e Salários! Clique aqui para saber mais

Como adequar sua tabela à pesquisa salarial?

A estratégia salarial de uma empresa pode ser o diferencial entre atrair e engajar talentos ou perdê-los para a concorrência. Mas, até que ponto uma tabela salarial deve seguir a referência de mercado? E o que fazer quando essa referência parece estar distante da realidade da empresa?

Conversamos com Vanessa Ferraz, Coordenadora de Remuneração da Carreira Muller, para nos ajudar a responder essas perguntas. Neste conteúdo, ela compartilha exemplos e soluções que podem transformar a abordagem da sua empresa.

A tabela salarial deve sempre seguir a pesquisa?

Como ponto de partida, Vanessa explica que a construção da tabela salarial geralmente se baseia no piso normativo dos cargos, estabelecido em sindicato. Ela exemplifica com o caso de um Analista Administrativo Júnior, detalhando o processo de conexão entre os valores da tabela e os dados de pesquisa salarial.

Usando uma tabela de steps e grades, ela demonstra como alinhar os valores da pesquisa com a realidade da tabela.

Como alinhar a tabela à pesquisa
Dados da ConsultaSalarial®

Como alinhar a tabela à pesquisa

No caso do Analista Administrativo Júnior, a pesquisa indica como mediana do mercado o valor de R$ 3.379. Como podemos ver na tabela, esse valor está localizado entre os steps 16 e 17. Se decidirmos ser mais agressivos, que é a abordagem mais comum entre as empresas que buscam atratividade no mercado, a conexão se dá no grade 17, com valor de R$ 3.453.

“A pesquisa salarial é nossa bússola, mas o caminho que seguimos pode variar. Conectar os dados é essencial, mas a decisão de ser mais agressivo ou conservador na estratégia depende do objetivo da empresa”, diz Vanessa.

E quando o valor da tabela está longe da pesquisa: o que fazer?

Nesse caso, entra a estratégia personalizada. Vanessa ressalta a importância de identificar áreas essenciais, que são o core da empresa.

“Se uma área é estratégica, como engenharia ou tecnologia, e os dados da pesquisa não refletem essa importância, é necessário ajustar. Podemos trabalhar percentuais acima da mediana ou criar faixas específicas para essas áreas, garantindo competitividade”, explica Vanessa.

Durante a pandemia da Covid-19, isso ficou evidente em cargos de tecnologia. A necessidade (e a dificuldade) de atrair e manter talentos qualificados fez com que muitas empresas aumentassem significativamente as faixas salariais para se manterem competitivas.

Há outros casos que também exigem modificações nas faixas. Um deles é o balizamento entre cargos de diferentes níveis, como de Júnior para Pleno ou de Pleno para Sênior:

Ajustes salariais para promoções

“As promoções precisam ser planejadas, com aumentos saudáveis de cerca de 15 a 17% entre os níveis. Ajustar a pesquisa para refletir essa progressão evita sobreposição de faixas salariais e promove uma evolução clara e justa para os colaboradores”, diz a Coordenadora de Remuneração.

É por isso que dizemos que a pesquisa não fornece apenas números, mas sim oferece uma base sólida para estratégias adaptadas às necessidades e à realidade de cada empresa.

“Não basta pegar os números da pesquisa e aplicá-los na tabela. É preciso tratar os dados, ajustar as faixas e construir uma estratégia que seja coerente com a visão e os objetivos da empresa”, finaliza Vanessa.

Pronto(a) para transformar sua estratégia salarial?

Se você quer mergulhar mais fundo neste tema e aprender como otimizar sua política de remuneração, não perca o 109º episódio do ConsultAqui! E, se tiver dúvidas ou quiser implementar essas práticas na sua empresa, clique aqui e fale conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Mentoria Plano de Cargos e Salários

Destrave seu conhecimento em remuneração.

Inscrições abertas para a Mentoria Plano de Cargos e Salários! Clique no botão abaixo para saber mais.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos