Plano de Cargos e Salários

Maio é o Mês da Remuneração! Siga nossas redes e acompanhe a cobertura do Total Rewards ’25, direto de Orlando!

Matriz de flexibilidade sem riscos

Aproveitando o embalo do tema do webinar Estruturação de Cargos Operacionais, preparamos um post especial de “dúvidas frequentes”.

Confira abaixo algumas dúvidas que giram em torno de uma prática bastante comum no meio operacional: a matriz de flexibilidade.


Se um Operador I conhece os processos pertencentes à família de Operadores II, ele deve receber mais por isso?

Treinar o colaborador da família I na função do colaborador da família II antes de utilizar sua mão de obra é natural, porque possibilita que a empresa administre promoções e deslocamentos na trilha de carreira, para só depois pensar em alterações salariais. Diante de oportunidades de promoção, esse profissional pode ser considerado “o primeiro da fila”, mas antes disso, conhecimento adquirido não é sinônimo de aumento de salário. Então, a resposta é não.

Antes de qualquer evolução de cargo, o Operador I pode utilizar seu aprendizado para cobrir férias do Operador II, por exemplo, desde que seja pago um salário de substituição – nesse caso sim, um funcionário treinado para uma função específica pode receber a mais por isso, desde que assuma o posto de trabalho, provisoriamente.

Compreender a diferença entre cargo e postos de trabalho pode influenciar a matriz de flexibilidade?

Quando falamos em matriz de flexibilidade, é importante compreender o peso de cada posto de trabalho para que então, seja possível compreender até onde cada colaborador pode atuar com versatilidade dentro da sua família de cargo. Ou seja, cada família de cargo deve ter postos de trabalho com características similares de complexidade. E isso só vem através de uma estruturação e avaliação.

A gestão deve conhecer o DNA de cada família de cargo, que agrupa funções e postos distintos. Entenda na imagem:

Feito isso, a estrutura operacional ganha embasamento técnico para se utilizar da flexibilidade nos postos.

Há risco de passivo trabalhista quando falamos em substituição diária de mão de obra? 

Sim, há riscos não somente em casos de substituição diária de mão de obra, mas também quando a complexidade das atividades atreladas aos Operadores I e II se equivalem, as atribuições dos cargos ainda não estão bem compreendidas. Quando falta entender a composição das famílias, é preciso atenção, porque não há como delimitar a atuação de cada uma delas. Em outras palavras, a empresa fica fragilizada diante de qualquer argumento judicial.

Alguns processos produtivos não demandarão um número de famílias (I, II e III) extenso, pois a complexidade do processo não embasaria uma divisão de postos de trabalho suficiente para cada cargo. Criar famílias de cargo somente para pagar salários diferentes é um erro e abre margem para os passivos trabalhistas.

 

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos