Acordo coletivo de trabalho: o quê fazer?

O acordo coletivo de trabalho vale a pena para a empresa? Manter os funcionários satisfeitos com certeza é um dos aspectos positivos da prática, mas o investimento também poderia ser utilizado em outras áreas. O segundo semestre é o período onde a maioria dos acordos são negociados e diante das reivindicações. os gestores tentam encontrar a melhor solução para equilibrar as contas e não prejudicar a empresa, seja por ceder a todas as pressões ou por uma possível greve.

Entre as vantagens de firmar um acordo coletivo está a satisfação dos funcionários, que se sentem ouvidos e respeitados. Isso que cria um ótimo relacionamento, fortalece os laços e dá incentivos para que eles cresçam. Consequentemente, a empresa também.

Porém, caso as reivindicações afetem muito as finanças da empresa, isso pode ser problemático, já que o valor poderia ser utilizado em novas contratações, cursos profissionalizantes para todos e até aplicadas em ferramentas de retenção de talentos, como premiações e benefícios pontuais. É preciso também levar em consideração que o acordo não beneficia a todos da empresa, somente uma categoria representada por seu respectivo sindicato.

Isso pode levar a mais que problemas financeiros, pois o achatamento de salários é uma possibilidade. Essa situação pode desmotivar os funcionários que não forem beneficiados, pois se sentirão desvalorizados, já que não obtiveram aumento.

É importante lembrar que todos os anos há o aumento com base na inflação. Se houver um acréscimo superior a taxa anual para um grupo, as verbas para recompensar o bom desempenho individual cai ou desaparece.

O importante é fazer o que é melhor para todos: funcionários e empresas. Caso a organização considere melhor contratar mais colaboradores, é interessante expor isso para as equipes, pontuando suas razões e até mesmo ouvindo sugestões. Com essas concessões, tudo fica mais fácil.

Carreira Muller | Construindo Sentidos

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Viva uma experiência inédita no Quinto dia Útil!

Participe dos bastidores do nosso podcast em uma imersão presencial, assistindo à 4 entrevistas em primeira mão, se conectando com outros profissionais da comunidade e com a chance de subir ao palco e fazer perguntas diretamente aos convidados!

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee