A mulher no mercado: por que precisamos ser mais otimistas

Neste Dia Internacional da Mulher, temos bastante a comemorar. Afinal, o espaço da mulher no mercado de trabalho vem se transformando à medida que vamos evoluindo. 

No mundo moderno, as mulheres estão cada vez mais multitarefas e sendo desafiadas a conseguir equilibrar diversos papéis no dia a dia: de mãe, esposa e profissional. As mulheres romperam diferentes barreiras no mercado de trabalho e chegaram a carreiras profissionais até então concentradas no público masculino. Hoje, são técnicas, gestoras, executivas e empreendedoras (no ano passado, nós publicamos aqui no blog, quais são as quatro características que fazem as mulheres dominarem o RH).

Números comprovam isso. Segundo levantamentos da Carreira Muller, que analisaram a distribuição de homens e mulheres em cada nível profissional dentro das empresas que fazem parte da base de dados, fica nítida a presença cada vez mais expressiva de mulheres em diversos níveis das corporações. Ramos como o de eletroeletrônicos, que possuem expressiva porcentagem de mulheres nos níveis operacionais, reforçam a demanda por mão de obra feminina por serem trabalhos que exigem mais atenção concentrada, ao invés de força física.

Têm destaque também as empresas de Bens de Consumo, que mantém bons índices na comparação entre homens e mulheres por níveis. Se comparar com outros ramos, é o grupo que possui mais representantes femininas nos cargos em geral, e esse dado é constante, se mantém sempre acima de 21%, o que traduz o investimento das empresas em políticas que promovem a igualdade entre os gêneros. E esta tem sido uma preocupação frequente nas corporações: instituir políticas que orientem a atração, o recrutamento e a promoção de lideranças femininas.

Outro exemplo, que pode ser citado a partir dos dados levantados, é referente ao cargo de Analista, que em 44% dos casos é ocupado por mulheres. Por ser uma função que exige formação acadêmica, evidencia o expressivo investimento das mulheres em capacitação para preencher determinadas vagas, mas essa mudança é bem significativa não apenas para o cargo de analista. “Quanto mais avançarmos nesse nível, mais chances teremos de ascender na carreira de média de gestão. E assim, passo a passo, podemos mudar o cenário das mulheres no mercado de trabalho, porque a falta delas em cargos mais altos não significa, necessariamente, a perda de espaço, e sim, a larga escala de oportunidades para crescimento”, afirma Maisa Diniz Pena Pirota, consultora de Pesquisa de Remuneração da Carreira Muller.

Confira aos dados sobre a presença da mulher no mercado:

 

 

 

 

 

Receba nossos materiais e publicações

 

Carreira Muller | Construindo Sentidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee