7 Podcasts que valem a pena ouvir de novo (porque, em 2022, você pode precisar) - Carreira Muller
carreira-muller, remuneracao, rh, videos

7 Podcasts que valem a pena ouvir de novo (porque, em 2022, você pode precisar)

Mais um ano está chegando ao fim — e que ano! Assim como em algumas cidades você vivencia quatro estações do ano em um mesmo dia, 2021 deixa a sensação de que foram pelo menos 2 anos em 1.

Obviamente que a pandemia é a grande responsável por isso. Ao passo que a vacinação foi avançando e o número de casos de Covid-19 caindo, ganhamos fôlego para poder desfrutar de algumas convivências com mais tranquilidade. Inclusive aqui no Quinto Dia Útil.

Nosso estúdio voltou à ativa de vez. Com isso, pudemos fazer mudanças: trabalhamos com novos jogos de câmera, inserimos algumas técnicas de gravação e edição, trouxemos convidados para um contato mais próximo.

De dentro do estúdio ou das telas do computador, tivemos nomes de peso. E “peso”, para nós, nada mais é que “fazer alguma diferença” — seja pessoal ou profissionalmente — na vida de quem está nos ouvindo.

Foram mais de 40 podcasts durante 2021 que, sem falsa modéstia, valem a pena ouvir de novo. No entanto, como fim de ano pede retrospectiva, listamos 7 para colocar na sua lista de prioridades.

Não porque os convidados são ilustres (ainda que sejam), tampouco porque o clima da conversa foi diferenciado (foi!), mas porque são conteúdos imperdíveis que vão continuar em alta em 2022. É uma boa maneira de se preparar para o ano que está por vir.

Sem mais delongas, vamos à lista? A ordem é cronológica.

1. #049 – Questione sua intuição com indicadores de RH – Dórian Bachmann

Se tem uma coisa que a pandemia trouxe de positivo é a aceleração da transformação digital e a evidência de que simplesmente não dá mais para os negócios — e as pessoas! — viverem à margem da tecnologia.

O “achismo”, o empirismo, a análise intuitiva não têm mais espaço em um cenário de competitividade. Para quem ainda não voltou seu olhar às estatísticas de mercado, ao benchmarking e aos indicadores de RH, 2022 está aí para isso. E um bom começo é ouvindo quem tem mais de 18 anos de experiência no assunto, como Dórian Bachmann.

2. #054 – Educação financeira como benefício – Matheus Assy e Henrique Soares

Vamos combinar que a saúde financeira dos colaboradores é uma vulnerabilidade muitas vezes ignorada pelas empresas — e que pode trazer complicações relevantes no desempenho da equipe e no clima organizacional. Afinal, é mais comum do que se pensa colegas pedirem dinheiro emprestado.

Neste bate-papo, Matheus Assy e Henrique Soares falam sobre educação financeira, salário flexível e como o RH pode ter um olhar para essa questão também.

Eles são os fundadores da Pilla, fintech que tem como principal faceta trabalhar junto ao RH das empresas para ajudar colaboradores a quitar ou evitar dívidas, passar por emergências financeiras ou construir um planejamento para o salário que recebem.

3. #057 – Accountability na prática – João Cordeiro

“Eu não sabia que era para fazer isso”, “eu não atendo esse cliente”, “era só ter me pedido que eu fazia”, “já deu meu horário”, “sempre foi feito dessa maneira”, “eu não sabia que era para hoje”.

Quem nunca ouviu alguma dessas frases no ambiente organizacional?

São desculpas que não somente encobertam as responsabilidades, mas travam a possibilidade de gerar resultados excepcionais para a empresa e para o profissional.

É o que João Cordeiro chama de Desculpability, o que seria um antônimo para Accountability. Sem tradução definida, alcunhado como controle, fiscalização ou, ainda, prestação de contas, o accountability é uma virtude moral que mudou a visão do universo corporativo.

Então, como criar um ambiente inovador, rentável, ágil, criativo e, acima de tudo, virtuoso? É por isso que o podcast com João Cordeiro vale a pena ouvir de novo.

4. #061 – Contratação PJ ou CLT – Reinaldo Fernandes

Há temas que, “sai ano, entra ano”, continuam em alta. Um deles são as práticas de mercado para as contratações de profissionais PJ, freelancers e estatutários.

Aqui, o especialista em Direito do Trabalho Dr. Reinaldo Fernandes comenta como a Justiça vê as duas modalidades de contratação. É um papo técnico, mas nada convencional e traz insights para você entender de uma vez por todas as implicações legais desses modelos de contrato.

5. #065 – Liderança é a alma do negócio – Natália Daumas

Propaganda é a alma do negócio — e liderança também! É isso o que preconiza Natália Daumas, a Gerente de Conteúdo na CNN Brasil que está à frente de um canal no Youtube que trata justamente daquilo que é a “alma do negócio”.

A jornalista conversa toda semana com especialistas com intuito de contribuir na formação de lideranças mais humanizadas e mais preparadas para assumirem essa posição. Aqui no Quinto Dia Útil, senta do outro lado da bancada para dividir muito do que ouviu por aí.

6. #074 — Uma aula de sinceridade em liderança – Andréa Krug

Esse episódio fala também sobre liderança. Mas não só sobre isso, nem “mais do mesmo”, tampouco de maneira leve. Andréa Krug é conhecida por falar o que pensa e dá aqueles “chacoalhões” que, às vezes, a gente precisa ouvir — o “empurrão” que precisamos em 2022.

Ela desmistifica conceitos como o “todo mundo pode tudo” e “você tem que amar o que faz”. Com mais de 30 anos de experiência profissional, tendo atuado em posições executivas e em diversos sub sistemas de RH, fala que as pessoas confundem feedback com correção de tarefa. E está mais que cansada do papo de “RH estratégico”.

7. #060 – Remuneração ao som da batera (Donnell Gaviolli) e #045 Rock Cerveja e Remuneração (Priscila Mendes)

Finalizamos nossa seleção de podcasts de 2021 com um “dois em um” pra dizer que Remuneração não precisa ser um assunto difícil e formal. É possível conciliar com as notas da bateria, o som do heavy metal e o sabor da cerveja.

Porque é isso que o Quinto Dia Útil tem como premissa desde que foi criado: descomplicar assuntos técnicos, mostrar que Remuneração pode ser um tema de conversas leves e descontraídas, ouvir pontos de vista diferentes e trazer contribuições significativas.

Se o Quinto Dia Útil trouxe alguma reflexão à sua vida ao longo desse ano — nem que seja um pouquinho — cumprimos a nossa missão. E ela continua: para 2022 tem novos e imperdíveis episódios!

Feliz 2022!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido. Os campos marcados com * são obrigatórios.

Fazer um comentário *

Nome *

E-mail *

Site