5 dúvidas sobre multifuncionalidade na produção

O nível operacional é um campo fértil para colaboradores multifuncionais. A polivalência é uma estratégia muito comum nas empresas, porque garante que um operador possa atuar em mais de um posto de trabalho, garantindo a dinâmica de produção.

Porém, algumas dúvidas ainda cercam o tema. Vamos desenvolvê-las aqui:

01) Como remunerar colaboradores polivalentes?

Nesse tópico, precisamos ter em mente que colaboradores polivalentes são diferenciados, eles têm experiências e habilidades em mais de uma atividade. A remuneração desses profissionais precisa ter relação com o desejo da empresa em manter a mão de obra qualificada, mesmo que isso signifique nivelá-los “por cima”, ou seja, onerar a folha salarial.

02) Como deve ser a nomenclatura de cargo?

Essa é uma dúvida é bastante comum. O nome do cargo deve ser o mais genérico possível. Alguns dos nomes mais utilizados no mercado são: Operador Usinagem, Operador Máquinas, Operador Processo Produção.

É fundamental não atrelar o nome do cargo às máquinas, ou às tarefas em questão.

03) Qual a diferença de polivalência na produção e matriz de flexibilidade?

Confundir esses dois termos é bem fácil, porque, a princípio, parecem ser temas bem similares – mas não são. A matriz de flexibilidade tem relação direta com o conhecimento adquirido pelo colaborador dentro de um processo.

Já a polivalência tem relação direta com o fluxo de função. Muitas vezes, ela é adotada quando o processo envolve muitos postos de trabalho e um mesmo operador pode atuar em vários destes postos. Não é algo esporádico, como acontece na matriz. O colaborador é contratado para atuar em muitas frentes. Ele é multifuncional. Observe a imagem abaixo:

Já falamos sobre matriz de flexibilidade no blog. Acesse aqui.

04) Há risco trabalhista?

O RH precisa aprender a lidar com isso e pensar em ações que reduzam essas ocorrências, porém, quando falamos em salários, o risco sempre é alto.

Algumas atitudes podem colaborar para blindar a empresa de maneira justa e eficiente, tanto para a companhia quanto para o colaborador. Em primeiro lugar, todo o público tratado como multifuncional precisa estar nivelado. Ou seja, ter a mesma nomenclatura e o mesmo salário. Isso não significa que as carreiras não possam ser trabalhadas em faixas de progressão, mas as regras precisam ser claras.

Descrições de cargos alinhadas à realidade do processo também ajudam a dar respaldo às ações do RH, desde que a gestão também esteja disposta a compreendê-las e executá-las da mesma forma.

05) A polivalência na produção é a melhor estratégia para sua empresa?

Nem sempre. Quão complexo é seu processo produtivo? Quão preparada está a mão de obra que você desenvolve dentro da empresa? Você tem colaboradores aptos a atuarem em tantas frentes? Sua folha salarial permite remunerar colaboradores acima da média para os cargos?

Muitas vezes, a polivalência não faz sentido. Por exemplo, você não pode considerar que um colaborador é polivalente só porque ele opera três tipos diferentes de máquinas. Se ele trabalha 70% do tempo em um único processo e os 30% do restante do dia, ele se divide entre os dois outros, pode ser que compense contratar mão de obra específica para os postos mais simples e manter esse colaborador dedicado apenas a uma função.

Receba nossos materiais e publicações

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee