Dizem que no Brasil o ano começa apenas depois do carnaval. Apesar de não ser totalmente verdade, uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento e seleção Manpower segue a favor dessa maré. O levantamento realizado pela organização junto a 851 empregadores no Brasil mostrou que a expectativa de contratações no primeiro trimestre de 2014 é a menor desde 2009. Dados como esses são importantes para a gestão de pessoas.
Esse índice é medido por meio da diferença entre o percentual de entrevistados que espera um aumento nas contratações e os que acreditam em uma diminuição. O número ficou em +16%, levando em consideração os ajustes de sazonalidade do cálculo. Comparando a expectativa de contratação no primeiro trimestre do próximo ano com o mesmo período de 2013, a queda foi de 10 pontos. A pesquisa mostra, no entanto, que esse cenário não é tão ruim, pois o Brasil é o 7º país do mundo em intenção de contratação.
Esse momento mais calmo no mercado de trabalho é bom para que os candidatos possam se preparar melhor para quando as contratações voltarem a acontecer. O primeiro trimestre pode ser usado para a realização de cursos rápidos que podem aperfeiçoar uma habilidade que o candidato já tem ou integrar ao seu currículo novos conhecimentos.
Já os departamentos de Recursos Humanos podem aproveitar esse momento para criarem novas políticas de contratação e criar processos de recrutamento e seleção mais elaborados. Deste modo, quando o ritmo de contratações aumentar no segundo semestre, o setor já poderá aplicar as novas metodologias para realizar as admissões.
Também é importante usar esse tempo para aperfeiçoar processos internos de relacionamento com os colaboradores, por exemplo. Criar padrões para a realização dos feedbacks, das seleções internas, entre outros itens.
Carreira Muller | Construindo Sentidos