Quem ganha mais: especialistas ou gestores?

As trilhas de carreira Y têm ganhado espaço no mercado e, em muitos setores, os especialistas chegam a ter salários compatíveis com o nível gerencial. Ao identificarmos isso, surge também a necessidade de reforçar quem são os profissionais elegíveis a essas posições, além de visualizar, em números, a evolução desse modelo de trilha. Confira:


O especialista da sua empresa consegue escrever um livro inteiro sobre a sua atividade? Ele conseguiria dissertar sobre seu campo de atuação?

Essas perguntas parecem um pouco inusitadas no primeiro momento, mas é esse o questionamento que deve ser feito ao confrontar a necessidade de profissionais com esse perfil na estrutura da empresa.

Um especialista precisa ser alguém que entende muito bem do negócio, que tem capacidade de gerir projetos e atividades com altas demandas técnicas.

Imagine um médico clínico geral. Ele pode entender de muitas coisas, conhecer as diversas partes do corpo humano, mas, ainda que saiba identificar em quais áreas estão as deficiências e para qual profissional encaminhar o paciente, ele não pode ser considerado um especialista, porque não compreende a fundo determinado órgão ou doença. Percebe? O especialista pode até ter um conhecimento geral, mas não basta compreender as partes do processo, é preciso ser referência no assunto.

Quando uma empresa se depara com uma equipe com esse perfil e, ao mesmo tempo, identifica que os profissionais não têm inclinação para cargos de liderança, é preciso considerar a necessidade de se criar uma carreira em Y.

Em definição, esse modelo de trilha de carreira divide o crescimento profissional em dois caminhos, o primeiro focado em liderança e gestão e o segundo voltado aos especialistas em suas áreas de formação. Tudo isso permite que bons profissionais continuem atuando na empresa, mantendo a essência daquilo que fazem de melhor, ao mesmo tempo que oferece às organizações maior flexibilidade para promover e administrar os profissionais de acordo com seus perfis.

Acompanhe abaixo o levantamento que fizemos para destacar o posicionamento financeiro das carreiras em Y, em comparação com os cargos equivalentes na gestão:

 

* Os dados acima consideram a mediana do mercado nacional e foram extraídos da base da ConsultaSalarial®

 

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee