Há cinco anos, uma publicação da Harvard Business Review afirmava que 70% das empresas consideravam People Analytics como alta prioridade. A mesma reportagem falava, no entanto, que apenas 9% das organizações tinham boa compreensão sobre o uso de dados na análise de pessoas. Isso nos mostra que o conceito não é novo — pelo contrário! —, que há anos as empresas veem isso como prioridade, mas poucas se movimentavam nesse sentido.
De lá para cá, o conceito de People Analytics ganhou cada vez mais amplitude: está na pauta de discussões de praticamente todos os eventos recentes da área de Gestão de Pessoas, vem ganhando investimentos e até mesmo áreas destinadas para isso nas empresas.
Na sua organização, como a questão vem sendo tratada?
Se ainda estão engatinhando, o primeiro passo é entender o que é People Analytics, quais são os benefícios e quais cuidados tomar. Convidamos o João Resch, Gerente de Remuneração da Carreira Muller, para falar mais sobre o assunto.
O que é People Analytics e qual sua importância?
Por mais que o termo tenha origem na big data e abrace os preceitos do business intelligence para a área de recursos humanos, não tem a ver com tecnologia — e sim com metodologia! Sua explicação é bastante simples:
People Analytics é a análise de dados para orientar decisões relacionadas às pessoas da empresa.
Ou seja, não se restringe a dashboards completos: é todo tipo de análise de dados que traz insights valiosos e ajuda a tomar decisões informadas sobre questões relacionadas aos funcionários. Vamos dar alguns exemplos de dados e situações em People Analytics.
- Dados para identificar características-chave de candidatos durante o processo de recrutamento e seleção;
- Dados de performance para fazer o cruzamento com o ciclo de mérito;
- Dados para identificar fatores que contribuem para a satisfação e o engajamento dos funcionários;
- Dados para identificar competências de liderança e áreas de melhoria, que ajudam a criar programas de desenvolvimento personalizados;
- Análises salariais para garantir o posicionamento das pessoas: se salários e benefícios estão competitivos em relação ao mercado.
- Entre tantos outros.
Esses exemplos evidenciam a importância de trabalhar com People Analytics. “Ao longo do tempo, muitas decisões eram tomadas na base da intuição e com muitos vieses — o que é algo natural do ser humano, mas que impacta em uma série de problemas. Então trazer a análise de dados para a tomada de decisão faz com que acertemos mais.”, diz João.
O case do Google — e algumas boas indicações!
Durante o 66º episódio do ConsultAqui, João Resch e Filipe Ferretti, Coordenador Comercial da Carreira Muller, até brincaram que muitas vezes é apenas a intuição do gestor que mede a felicidade do time em trabalhar na empresa. Não são fatos, tampouco análises: são as “vozes da sua cabeça”. E o que o People Analytics nos mostra é que o ser humano é facilmente “enganável” — e que a intuição nos induz a erros. Basta olhar o case do Google.
A equipe do Google People Analytics ganhou fama quando admitiu que todo o seu processo de entrevistas estava cheio de erros. Antes, os recrutadores faziam uma dúzia de entrevistas com candidatos a uma vaga — e achavam, por intuição, que isso era realmente importante para sua tomada de decisão. Então decidiram testar se todas essas entrevistas eram efetivas.
A análise de dados mostrou que, após quatro entrevistas, o recrutador já tinha 86% de chance de tomar a decisão correta. Com isso, o Google passou a fazer o processo de recrutamento com quatro entrevistas para as equipes não técnicas e cinco entrevistas para as técnicas. É uma mudança que representa diminuição de recursos e de tempo — tanto dos gestores quanto dos candidatos.
VALE A PENA CONFERIR
Há outros cases conhecidos de sucesso em People Analytics, como os da IBM, Embraer e Nilsen — vale a pena dar uma olhada! Saindo um pouco do cenário das empresas, também recomendamos o filme “O Homem que Mudou o Jogo”, que mostra como um programa de estatística pode revolucionar o esporte.
E, por fim, no 125º episódio do Quinto Dia Útil, a Diretora de Remuneração e Mobilidade do iFood, Lilian Kazama, contou como a tecnologia e o algoritmo podem ajudar a evitar os vieses da Remuneração.
Fuja dos vieses em remuneração – QDU #125
People Analytics: como não errar e ganhar um RH mais estratégico
Com o uso do People Analytics, muitos processos tradicionais acabam caindo por terra, o que eventualmente gera um desconforto inicial. Então convencer as lideranças é um desafio a ser superado, mas essencial quando se fala em ter um RH estratégico. O People Analytics vai fornecer insights baseados em dados que podem ajudar os líderes a tomar decisões muito mais informadas sobre recrutamento, retenção de talentos, treinamento e desenvolvimento, entre outros aspectos relacionados à gestão de pessoas.
Com tantos benefícios, fica a pergunta: por que não usamos isso há mais tempo e ainda mais?
João traz a resposta: “porque é difícil. A informação nem sempre está disponível e é preciso estruturar um processo: coletar os dados, fazer o tratamento e a limpeza deles, organizá-los e ainda ter conhecimento em técnicas de estatística para decidir se o dado é significativo ou se não vai levar a conclusões precipitadas.”
Imagine, por exemplo, que você precise decidir qual é o melhor vendedor da sua empresa na região Sudeste. O Pablo, que atende Minas Gerais, somou R$ 3 milhões em vendas no último mês, enquanto Raul, que atende São Paulo, somou R$ 5 milhões em vendas. Se você for olhar apenas para o número absoluto, Raul certamente é o melhor vendedor. No entanto, se analisarmos que, historicamente, o esperado é vender R$ 1 milhão em Minas Gerais e R$ 7 milhões em São Paulo, quem se destacou?
São situações como essas que exigem cuidado ao fazer o tratamento dos dados. E qual é a saída? Para quem quer aplicar a metodologia de People Analytics na tomada de decisão sobre pessoas, a recomendação é fazer cursos de análise de dados. “Assim você estará sendo de fato estratégico, e não transformando um viés em ciência”, conclui João.
Quais ferramentas contribuem na aplicação de People Analytics?
O People Analytics é uma prática baseada em diversos pilares que ajudam a estruturar e orientar a análise de dados. Um deles são os sistemas que apresentam esses dados, muitas vezes em dashboards atualizados em tempo real. As ferramentas mais acessíveis para isso atualmente são o Excel, o Tableau e o Power BI, mas também é possível desenvolver soluções, geralmente em python e/ou R (linguagens de programação).
Além disso, também há empresas de serviços que oferecem soluções customizadas em People Analytics. A ConsultaSalarial®, da Carreira Muller, é um exemplo. O sistema traz uma série de dados sobre as pessoas da organização em dashboards.
Quer conhecer mais sobre a nossa solução? Peça uma demonstração! Se já conhece e ainda tem dúvidas de como o People Analytics pode te ajudar, envie sua pergunta para a gente. Fale conosco!