Entre os dias 02 e 06 de dezembro, nossa equipe estará reunida para um momento especial de treinamento, integração e planejamento para o próximo ano.

People Analytics: o que é, como começar e o que fazer para não errar

Há cinco anos, uma publicação da Harvard Business Review afirmava que 70% das empresas consideravam People Analytics como alta prioridade. A mesma reportagem falava, no entanto, que apenas 9% das organizações tinham boa compreensão sobre o uso de dados na análise de pessoas. Isso nos mostra que o conceito não é novo — pelo contrário! —, que há anos as empresas veem isso como prioridade, mas poucas se movimentavam nesse sentido.

De lá para cá, o conceito de People Analytics ganhou cada vez mais amplitude: está na pauta de discussões de praticamente todos os eventos recentes da área de Gestão de Pessoas, vem ganhando investimentos e até mesmo áreas destinadas para isso nas empresas.

Na sua organização, como a questão vem sendo tratada?

Se ainda estão engatinhando, o primeiro passo é entender o que é People Analytics, quais são os benefícios e quais cuidados tomar. Convidamos o João Resch, Gerente de Remuneração da Carreira Muller, para falar mais sobre o assunto. 

O que é People Analytics e qual sua importância?

Por mais que o termo tenha origem na big data e abrace os preceitos do business intelligence para a área de recursos humanos, não tem a ver com tecnologia — e sim com metodologia! Sua explicação é bastante simples:

People Analytics é a análise de dados para orientar decisões relacionadas às pessoas da empresa.

Ou seja, não se restringe a dashboards completos: é todo tipo de análise de dados que traz insights valiosos e ajuda a tomar decisões informadas sobre questões relacionadas aos funcionários. Vamos dar alguns exemplos de dados e situações em People Analytics.

  • Dados para identificar características-chave de candidatos durante o processo de recrutamento e seleção;
  • Dados de performance para fazer o cruzamento com o ciclo de mérito;
  • Dados para identificar fatores que contribuem para a satisfação e o engajamento dos funcionários;
  • Dados para identificar competências de liderança e áreas de melhoria, que ajudam a criar programas de desenvolvimento personalizados;
  • Análises salariais para garantir o posicionamento das pessoas: se salários e benefícios estão competitivos em relação ao mercado.
  • Entre tantos outros.

Esses exemplos evidenciam a importância de trabalhar com People Analytics. “Ao longo do tempo, muitas decisões eram tomadas na base da intuição e com muitos vieses — o que é algo natural do ser humano, mas que impacta em uma série de problemas. Então trazer a análise de dados para a tomada de decisão faz com que acertemos mais.”, diz João. 

O case do Google — e algumas boas indicações!

Durante o 66º episódio do ConsultAqui, João Resch e Filipe Ferretti, Coordenador Comercial da Carreira Muller,  até brincaram que muitas vezes é apenas a intuição do gestor que mede a felicidade do time em trabalhar na empresa. Não são fatos, tampouco análises: são as “vozes da sua cabeça”. E o que o People Analytics nos mostra é que o ser humano é facilmente “enganável” — e que a intuição nos induz a erros. Basta olhar o case do Google.

A equipe do Google People Analytics ganhou fama quando admitiu que todo o seu processo de entrevistas estava cheio de erros. Antes, os recrutadores faziam uma dúzia de entrevistas com candidatos a uma vaga — e achavam, por intuição, que isso era realmente importante para sua tomada de decisão. Então decidiram testar se todas essas entrevistas eram efetivas. 

A análise de dados mostrou que, após quatro entrevistas, o recrutador já tinha 86% de chance de tomar a decisão correta. Com isso, o Google passou a fazer o processo de recrutamento com quatro entrevistas para as equipes não técnicas e cinco entrevistas para as técnicas. É uma mudança que representa diminuição de recursos e de tempo — tanto dos gestores quanto dos candidatos.

VALE A PENA CONFERIR

Há outros cases conhecidos de sucesso em People Analytics, como os da IBM, Embraer e Nilsen — vale a pena dar uma olhada! Saindo um pouco do cenário das empresas, também recomendamos o filme “O Homem que Mudou o Jogo”, que mostra como um programa de estatística pode revolucionar o esporte.

E, por fim, no 125º episódio do Quinto Dia Útil, a Diretora de Remuneração e Mobilidade do iFood, Lilian Kazama, contou como a tecnologia e o algoritmo podem ajudar a evitar os vieses da Remuneração.

people analytics Fuja dos vieses em remuneração – QDU #125

People Analytics: como não errar e ganhar um RH mais estratégico

Com o uso do People Analytics, muitos processos tradicionais acabam caindo por terra, o que eventualmente gera um desconforto inicial.  Então convencer as lideranças é um desafio a ser superado, mas essencial quando se fala em ter um RH estratégico.  O People Analytics vai fornecer insights baseados em dados que podem ajudar os líderes a tomar decisões muito mais informadas sobre recrutamento, retenção de talentos, treinamento e desenvolvimento, entre outros aspectos relacionados à gestão de pessoas.

Com tantos benefícios, fica a pergunta: por que não usamos isso há mais tempo e ainda mais?

João traz a resposta: “porque é difícil. A informação nem sempre está disponível e é preciso estruturar um processo: coletar os dados, fazer o tratamento e a limpeza deles, organizá-los e ainda ter conhecimento em técnicas de estatística para decidir se o dado é significativo ou se não vai levar a conclusões precipitadas.”

Imagine, por exemplo, que você precise decidir qual é o melhor vendedor da sua empresa na região Sudeste. O Pablo, que atende Minas Gerais, somou R$ 3 milhões em vendas no último mês, enquanto Raul, que atende São Paulo, somou R$ 5 milhões em vendas. Se você for olhar apenas para o número absoluto, Raul certamente é o melhor vendedor. No entanto, se analisarmos que, historicamente, o esperado é vender R$ 1 milhão em Minas Gerais e R$ 7 milhões em São Paulo, quem se destacou?

São situações como essas que exigem cuidado ao fazer o tratamento dos dados. E qual é a saída? Para quem quer aplicar a metodologia de People Analytics na tomada de decisão sobre pessoas, a recomendação é fazer cursos de análise de dados. “Assim você estará sendo de fato estratégico, e não transformando um viés em ciência”, conclui João.

Quais ferramentas contribuem na aplicação de People Analytics?

O People Analytics é uma prática baseada em diversos pilares que ajudam a estruturar e orientar a análise de dados. Um deles são os sistemas que apresentam esses dados, muitas vezes em dashboards atualizados em tempo real. As ferramentas mais acessíveis para isso atualmente são o Excel, o Tableau e o Power BI, mas também é possível desenvolver soluções, geralmente em python e/ou R (linguagens de programação).

Além disso, também há empresas de serviços que oferecem soluções customizadas em People Analytics. A ConsultaSalarial®, da Carreira Muller, é um exemplo. O sistema traz uma série de dados sobre as pessoas da organização em dashboards

Quer conhecer mais sobre a nossa solução? Peça uma demonstração! Se já conhece e ainda tem dúvidas de como o People Analytics pode te ajudar, envie sua pergunta para a gente. Fale conosco!

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se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

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