Evolução salarial: as principais mudanças do primeiro semestre de 2022

Evolução salarial: as principais mudanças do primeiro semestre de 2022

O mercado está cada vez mais dinâmico, sendo fundamental que as empresas analisem seu comportamento e acompanhem a evolução salarial para garantir a melhor tomada de decisão. Uma pesquisa salarial consistente é aquela atualizada constantemente. E esse “constantemente” não significa uma vez no ano e nem tem data certa para acontecer.

Assim como você não espera determinado dia do ano para se informar sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo, o mesmo vale para o mercado. Um olhar anual pode fazer com que você perca profissionais – e até uma equipe inteira. Esperar a virada do semestre para fazer mudanças pode comprometer – e muito! – as estratégias da empresa.

É preciso estar atento e o momento é sempre o agora! Então vem com a gente conhecer as últimas mudanças de mercado. 

 

Boletim Carreira Muller: tudo o que você precisar AGORA

 

É pensando na importância dos times de Remuneração e RH estarem atualizados que a Carreira Muller desenvolve semestralmente o Boletim Carreira Muller. Coletamos com as empresas de nossa extensa base de dados as principais transformações dos últimos seis meses e compilamos as informações em um material rico, acessível e MUITO importante.

O boletim indica o comportamento do mercado, bem como quais foram os fatores que influenciaram as mudanças e quais são os cargos que se destacaram neste período. Para este conteúdo, vamos trazer os principais insights e mostrar como se deu a evolução salarial no primeiro semestre de 2022.  Confira!

 

Qual foi a evolução salarial do semestre?

 

No comparativo com o último Boletim Carreira Muller, que trouxe dados referentes a 2021, a evolução salarial foi de 3,29%. Mas isso não significa que todos os mercados cresceram na mesma proporção ou que todos os cargos evoluíram da mesma forma. 

Cada área tem um comportamento específico e alguns deles não registraram uma evolução significativa. São muitos os fatores que influenciam nesses índices, mas a boa notícia é que essa é a segunda alta consecutiva, depois de um período de queda. Ainda assim, está abaixo do índice de inflação do período, que se consolidou em 4,7%. 

O boletim traz ainda dados complementares que auxiliam na compreensão desse cenário: 

  • O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) teve acréscimo: de 10,06% para 10,07%;
  • A renda média subiu de R$ 2.586 para R$ 2.652;
  • A taxa de turnover também cresceu e chegou a 4,09%.

É verdade que alguns setores cresceram acima da inflação, mas não necessariamente pela demanda ou tendência de alta. Algumas empresas com data-base no primeiro semestre fecharam acordo coletivo na casa dos 10%, o que acaba sendo um fator determinante para os dados de evolução dos mercados.

 

Os cargos que se destacaram em 2022

 

Quando falamos em evolução de mercado, sempre há um interesse coletivo relativo a cargos em específico. E os profissionais de Remuneração sabem que há algumas posições que exigem atenção especial e que demandam ajustes técnicos periódicos na tabela para que não haja perda de talentos para o mercado. 

Nessa última atualização que fizemos, os destaques ficam novamente com os cargos relativos à Tecnologia da Informação (TI). O salário dos Desenvolvedores Back-End cresceu 9% no primeiro semestre de 2022, uma evolução muito acima da média. 

Os Designers UI/UX também obtiveram crescimento significativo, juntamente com profissionais que se dedicam à gestão e estratégia de e-commerce. Por conta do seu caráter essencial para a lucratividade do negócio, os cargos de vendedores técnicos e executivos de contas também aparecem no topo e a área de construção civil ganha visibilidade com os engenheiros e os arquitetos.

 

Dito tudo isso, fica a pergunta:

 

Devo aplicar esses dados atualizados na minha tabela?

 

O Boletim Carreira Muller é um importante norte e ajuda a entender como o mercado nacional está performando. No entanto, traz números mais amplos que podem ser insuficientes para mudanças efetivas. Antes de qualquer alteração na tabela, é recomendável ter um painel próprio, que chamamos de mercado selecionado.

Isso é possível dentro da plataforma ConsultaSalarial®, que conta com uma base de dados encorpada. São dados sólidos e confiáveis de aproximadamente 3000 empresas.

E por que recomendamos esse painel? Por meio dele é possível acompanhar concorrentes e empresas regionais. Assim, você consegue aplicar um índice que de fato acompanha o mercado regional, o que é a estratégia mais assertiva. Com relação aos cargos, a dica é fazer uma análise cargo a cargo, posição por posição. 

Para se manter atualizado, não deixe de acompanhar a Carreira Muller. Confira o Boletim Carreira Muller 2022 e esteja por dentro de todas as mudanças!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há a quase 3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Comece o ano com economia no budget: Fevereiro sem imposto

Durante todo o mês de fevereiro os novos contratos fechados terão os valores de impostos revertidos em descontos, podendo chegar em até 15% dos nossos preços atuais de tabela.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee