Eu preciso pagar a mediana de mercado?

Quando pensamos em salários e estruturas de remuneração, é comum ouvir falar em medianas de mercado – ou seja, aquele índice de valores praticados para determinados cargos. Mas será que esse indicador é o que deve determinar quanto se paga de salário numa empresa? Será que, no seu caso, você deve aplicar a mediana de mercado para toda a organização?

A resposta é: depende.

Calibrar sua tática de acordo com a mediana de mercado é importante para manter sua gestão atualizada, mas não significa que você não possa ajustar esse indicador de acordo com os objetivos do seu negócio.

Por exemplo, ao identificar que a mediana de mercado para determinado cargo é R$ 3.800, uma empresa pode aplicar um salário 10%, 20%, 30% abaixo desse indicador, pagando o restante com variáveis.

Em outros contextos, há a possibilidade de se remunerar acima da mediana, é o caso, por exemplo, de empresas mais antigas, empresas com turnover baixo, que precisam acirrar a competitividade de mão de obra ou contrabalancear a falta de uma marca empregadora forte.

Para responder os questionamentos que trouxemos logo no início do texto, vale considerar que o ajuste fino dos salários base pode ser feito em conjunto com os ICPs (PLR e bônus) e critérios intangíveis, como marca, regionalidade, entre outros, podem influenciar para mais ou para menos o valor escolhido como ideal para a empresa, no 100% da faixa.

Percebe como a estratégia pode mudar caso a caso? Tudo isso comprova que o segredo não é seguir as tendências de mercado, mas conhecê-las!

Só assim, é possível estabelecer parâmetros de posicionamento do seu negócio diante da concorrência, determinando se a política de remuneração vai ser mais ou menos agressiva dentro da região e do segmento.

 

Uma resposta

  1. Usar a mediana como referência, ao invés da média, já é um progresso na gestão de pessoas. O incentivo à análise da situação da empresa, evitando o uso de regras gerais é algo que realmente temos que incentivar. Parabéns!

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee