Avaliação de Desempenho: Por que e quando implantar?

A gestão de pessoas está intrinsecamente ligada à implantação de um bom sistema de avaliação de desempenho, pois é por meio dele que os gestores poderão reunir informações indispensáveis para a tomada de decisões, além de ser um ótimo meio de auxiliar na disseminação da cultura e das estratégias da empresa para toda a equipe.

“A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta que busca, a partir de variados métodos, conhecer e medir o desempenho dos colaboradores em um determinado período de tempo, propiciando, também, a comparação com avaliações anteriores e averiguando o quanto ele está evoluindo dentro da organização”, ressalta Fabio Bertoli, Consultor de Remuneração da Carreira Muller.

Segundo o profissional, a avaliação de desempenho auxilia a organização a manter os seus profissionais alinhados às expectativas da empresa, seja através de metas individuais alinhadas à da companhia, seja através de competências específicas ou comportamentos a serem desenvolvidos. É uma forma da organização se reinventar sem abrir mão dos talentos conquistados, ao mesmo tempo em que revê suas estratégias e posicionamento no mercado, se preparando para os mais variados cenários.

A avaliação mensura os resultados que os colaboradores tiveram durante o ano e auxilia no desenvolvimento de habilidades, levando ao impulsionamento da carreira dos funcionários, que podem adicionar resultados concretos às suas conquistas, elevando seu potencial profissional.

Sendo assim, de forma paralela, a Avaliação de Desempenho também pode auxiliar no engajamento dos colaboradores.

“Além da avaliação é preciso descobrir o que motiva cada colaborador: salário mais alto, novas oportunidades, benefícios, prestígio? Esses pontos, se bem trabalhados pela empresa e gestores, podem ajudar a alavancar o desempenho dos profissionais. E essas informações podem ser descobertas como decorrência da realização da Avaliação”, garante Bertoli.

É preciso que o gestor, em parceria com o departamento de RH, saiba identificar as necessidades e motivações do colaborador, através de uma conversa franca, e consiga alinhá-las com as da empresa, sabendo quais habilidades desenvolver para que o resultado esperado seja alcançado, otimizando as equipes e chegando a um desfecho que agrade a todos.

Para tanto, é preciso determinar metas, conversar sobre como concluí-las e se reunir para mensurar resultados e determinar novos objetivos, alinhar expectativas dos dois lados, verificando dificuldades e estratégias.

Existem diversas formas de se aplicar a Avaliação de Desempenho, que podem avaliar metas, desempenho, potencial e diversas outras possibilidades. 

Para apresentar alguns métodos de avaliação e de aplicação, além de dicas para um bom feedback, criamos um e-book especial sobre o tema e que você pode baixar gratuitamente clicando aqui

Não se esqueça de comentar o que achou do material postando um comentário abaixo!

Boa leitura!

Carreira Muller | Construindo Sentidos

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Viva uma experiência inédita no Quinto dia Útil!

Participe dos bastidores do nosso podcast em uma imersão presencial, assistindo à 4 entrevistas em primeira mão, se conectando com outros profissionais da comunidade e com a chance de subir ao palco e fazer perguntas diretamente aos convidados!

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee