Sempre comentamos sobre a necessidade da área de Recursos Humanos se tornar mais estratégica e estar alinhada com o negócio. Mas afinal, como isso é possível? A resposta é: Indicadores de RH!
Uma das formas de fazer isso é acompanhar e analisar métricas. Não apenas a coleta dos dados, mas também a efetiva comunicação dos resultados observados, seja como forma de engajar os colaboradores ou de se posicionar junto ao time de Gestão. Nós falamos sobre isso neste podcast.
O que exatamente podemos apresentar como resultado?
Às vezes, no dia a dia, não fica tão claro qual o real valor dos indicadores e quais questões estratégicas eles podem responder. Por isso, trazemos uma análise de 5 importantes KPI’s*, que vão te ajudar a elevar a qualidade das suas métricas e transformá-las em um diferencial competitivo.
Turnover
Absenteísmo
Horas extras
Pesquisa de Clima
Compa-ratio
Além de conhecer e dominar o uso destes indicadores acima, listamos os 10 principais benefícios relacionados ao acompanhamento contínuo dessas métricas:
- Identificar problemas e oportunidades para agir de forma ágil
- Antecipar dificuldades e estar sempre preparado
- Não cometer os mesmos erros no futuro
- Ter embasamento e consistência para tomadas de decisões
- Identificar onde são necessários investimentos
- Entender se os investimentos trouxeram resultados
- Identificar oportunidades de diminuição de custos
- Aumentar o engajamento
- Se manter competitivo
- Conhecer o seu público
Caso esteja buscando mais informações sobre o assunto, não deixe de acessar o Webinar que gravamos para apresentar, no detalhe, nosso Estudo de Indicadores de RH 2020.
*KPI: a sigla para o termo em inglês Key Performance Indicator, que significa indicador-chave de Desempenho.
Débora Morilha
Consultora de Remuneração