Práticas Comerciais 2023
A gestão da área comercial é uma tarefa que exige flexibilidade e inovação constantes. A velocidade com que o mercado evolui, os avanços em tecnologia e as mudanças no perfil do consumidor não deixam mais dúvidas: as empresas precisam reavaliar e adaptar suas estratégias em vendas, bem como revisar suas estratégias de remuneração para esse público dinâmico.
O cenário para a área de remuneração fica ainda mais desafiador. Afinal, ainda há os muitos fatores que precisam ser considerados na hora de montar as melhores estratégias: tipo de produto comercializado, expertise do vendedor, variações de mercado, etc.
E vale lembrar que remuneração direciona comportamento.
Com isso, de modo a influenciar o dia a dia do colaborador da área comercial, os moldes do programa de remuneração precisam estar diretamente vinculados à estratégia do negócio.
Para contribuir com esse universo, analisamos práticas já estabelecidas e exploramos como as empresas estão moldando o futuro da gestão comercial. Este estudo vem como guia para orientar as organizações na construção de políticas de remuneração para área comercial adaptadas às particularidades do seu segmento, alinhadas com suas estratégias de vendas e o atingimento de metas.