Incentivos de Longo Prazo
Alinhar interesses, atrair e reter talentos, manter a competitividade e o equilíbrio do pacote de remuneração são desafios recorrentes para gestores e profissionais de Recursos Humanos.
É nesse cenário que os Incentivos de Longo Prazo (ILP) surgem como alternativa aos demais elementos do pacote de Remuneração, atrelando as recompensas de longo prazo à permanência do colaborador, ao desempenho da companhia e a outros critérios.
As políticas de ILP podem ser independentes ou vinculadas ao valor da companhia, baseadas em ações ou opções, podem incluir indicadores de performance e serem liquidadas em ações ou em dinheiro. As alternativas são diversas — e os benefícios cada vez mais evidentes!
No entanto, essa modalidade de incentivo ainda engatinha no Brasil. Inseguranças quanto à legislação, uma educação financeira incipiente e o desconhecimento com relação às modalidades de ILP são alguns dos obstáculos que tornam essa prática desafiadora.
Na versão 2023 deste estudo, desenvolvido pela Carreira Muller, reunimos informações coletadas junto a 317 empresas de diferentes regiões, portes e segmentos.