O segredo de Phelps para alcançar grandes metas

Bob Bowman, treinador de Michael Phelps, reconheceu o talento do nadador quando ele tinha apenas sete anos. O torso comprido, as mãos grandes e as pernas um tanto mais curtas, chamaram sua atenção, porém o comportamento ansioso e emotivo de Phelps eram um grande desafio.

Para ajudar o garoto a lidar com seu temperamento forte, o treinador resolveu investir na criação de hábitos voltados ao esporte, porque essa seria a melhor vantagem competitiva sobre os adversários e, assim que Phelps se tornasse um nadador mentalmente forte, Bowman não precisaria cuidar de cada aspecto da vida do garoto.

Na adolescência, depois dos treinos, Phelps era aconselhado a repassar em sua mente todos os movimentos praticados, imaginando tudo aquilo que seria preciso para realizar uma prova de natação perfeita. Seu treinador se referia a esse momento como um filme e pedia que o nadador sempre “assistisse à fita de vídeo”.

Você também conseguiu visualizar “a fita”? Pois bem, essa imagem mental foi importantíssima para a criação de um hábito focado em pequenas vitórias e que se estendeu até a última Olimpíada, em 2016, no Rio de Janeiro.

Em um dia de competição, Phelps coleciona pequenas conquistas, desde seu café da manhã até as braçadas na piscina, tudo acontece exatamente como o planejado e cada etapa concluída é um pequeno sucesso. Sendo assim, subir ao pódio no final do dia é apenas a concretização de uma série de vitórias.

Phelps conseguiu construir, com a ajuda de Bowman, um sistema eficiente, que nutre sua confiança e prazer em todas as etapas do processo, até se tornar um campeão. O resultado disso nós já sabemos.

Mas o que isso tem a ver com remuneração?

Da mesma forma que o técnico de Phelps se esforçou para que o nadador direcionasse seu foco para as pequenas vitórias, a empresa também pode incentivar a equipe a alcançar pequenas metas, direcionando os ICPs para reconhecimento dessas vitórias!

O psicólogo norte-americano, Karl E. Weick, definiu o significado dessas pequenas conquistas em seu estudo “Small wins: redefining the scale of social problems” (“Pequenas vitórias: redefinindo a escala dos problemas sociais”), em 1984:

“Pequenas vitórias são uma aplicação constante de uma pequena vantagem. Uma vez que uma pequena vitória foi conquistada, forças que favorecem outra pequena vitória são postas em movimento.”

Nós temos um webinar específico sobre o tema, assista por aqui!

 

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee