Você trabalha sem querer ou de propósito?

Essa época do ano nos traz muitas reflexões. Parece um pouco clichê, mas realmente é quando refletimos sobre tudo que o ano passado nos trouxe e nos permitimos planejar novos recomeços.

Por isso, os próximos dois posts do blog carregam um pensamento consigo: vamos refletir sobre nossas escolhas até aqui.


Em parte do legado que deixou para nós, Aristóteles defendeu que tudo é baseado no ato e na potência. O ato é a coisa em si e a potência é aquilo em que ela pode se transformar.

Por exemplo, uma semente é o ato e a árvore é a potência. A semente é o concreto, que você tem agora, e a árvore é a potência nela incluída – até o momento em que você a planta, rega e ela se transforma.

Pensando nisso, tudo que acontece na vida é fruto de um ato e uma potência. Ou seja, você pode ser como é, mas sempre pode se tornar algo diferente, melhor – é o seu potencial.

O ambiente profissional nos oferece uma oportunidade para desenvolver nossa potência. Para falar disso, é fundamental pensarmos também sobre nossos propósitos, que podem ser um caminho para esse crescimento. Não podemos falar sobre potencial, propósito e trabalho sem explorar também o sentido que nasce daquilo que fazemos e desejamos.

Geovana Donella, executiva de uma consultoria em governança corporativa e gestão de empresas lançou uma pergunta ao público durante o TedX São Paulo 2017: Você trabalha sem querer ou de propósito?

Percebe que é uma questão de escolha?

Muitos autores já exploraram essas questões, por exemplo Barry Schwartz em seu livro “O paradoxo da escolha”, lançado em 2004 e Roman Krznaric, em “Como encontrar o trabalho da sua vida”.

Ainda segundo Krznaric, independente de qual nossa empreitada na vida, buscamos sempre três coisas:

Sentido

Pode ser o dinheiro, o status, o valor emocional, etc. TUDO precisa ter um sentido para nós. Sobre esse tema, Viktor Frankl é um grande mentor para nós, conheça mais da sua história aqui.

Intensidade

Aqui resgatamos o debate sobre ato e potência de Aristóteles.  Não adianta, estamos sempre desejando enriquecer nossa experiência de vida, dar potência a elas.

Liberdade

Ninguém deseja ficar preso a algo, isso vale para uma dívida muito longa e para um trabalho indesejado. Se nos sentimos amarrados, forçados a algo, questionamos com frequência o motivo pelo qual fazemos algo.

Aqui tem um texto do Barry Schwartz que nos faz pensar sobre por que nós trabalhamos. Vale a pena estender essa reflexão!


Aqui, temos mais dois textos importantes para essa discussão:

 

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee