Você pode usar a comunicação para lidar com a insatisfação salarial

Em nosso estudo de Políticas e Práticas de Remuneração 2020, identificamos que a insatisfação salarial é o terceiro item que mais causa dor de cabeça no RH. Veja:

Pode ser que, realmente, haja necessidade de revisão do Plano e alinhamento com os salários do mercado para deixar a empresa mais competitiva e mais atraente.

Porém, é de grande ajuda procurar entender se essa insatisfação não parte por uma percepção errada, um sentimento de mal pago (ou mal visto). O colaborador pode achar que a empresa pouco se importa com ele, ou que não incentiva seu crescimento profissional, não reconhece seus avanços de carreira.

Quando isso não é um problema endêmico, há três caminhos possíveis:

01) Deixar a “regra do jogo” clara

Procure replicar o conhecimento de que o RH tem isso planejado, estruturado. Saber que alguém está controlando isso vai aumentar o sentimento de segurança nos times.

02) Investir em comunicar o que é um pagamento justo, na visão da empresa

Cada empresa tem uma ideia de justiça, uma visão do que ela quer reconhecer como valoroso, ou não. Pode ser que os colaboradores não saibam ou não estejam alinhados com isso.

Neste último caso, se for verdade, um sinal de alerta deve se acender. Uma empresa que não tem colaboradores remando na mesma direção, dificilmente vai conseguir chegar ao seu destino de forma assertiva e eficiente.

Se o que a pessoa tem como ideia de “justo” não dá match com a visão da empresa sobre o tema, as chances de haver um acordo são pequenas

03) Comunicar que existe um parâmetro, que a empresa não está inventando a política

Para isso, vale uma dica interessante. Quando estamos mergulhados nas nossas rotinas de RH, é comum que nos familiarizemos com os termos e com as ações, ficamos muito íntimos das estratégias e até das teorias que estão por trás de tudo que fazemos.

Mas isso não é instintivo para quem está do lado de fora e, muito menos, para o colaborador que está imerso nisso tudo, abrindo brecha para a insatisfação.

Se você usa pesquisa salarial, vale até explicar, de forma mais simples, o que é o mercado de salários e como ele impacta na remuneração da empresa. Evite usar termos difíceis durante um feedback de salários, porque isso vai causar estranheza e distanciamento.

A chave aqui é empatia e transparência.

Outra questão que pode impactar na insatisfação salarial é, de fato, a comunicação do Plano – agora, num sentido muito mais amplo do que tratamos até agora. Uma política mal comunicada coloca tudo a perder. Veja por que, neste vídeo.

Fernanda Futada
Comunicação e Marketing

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee