Você conhece o perfil do profissional da sua empresa?

Se fosse para escolher um garoto propaganda para a sua empresa, com base no perfil profissional dela, quem seria? Provavelmente entre os dois ou três nomes que passaram pela sua cabeça esteve o do “raio” Usain Bolt. Não é preciso ser grande fã de esporte para admirá-lo: garoto jovem da Jamaica, de origem humilde que, com muito esforço e dedicação, tornou-se tricampeão olímpico nas provas de revezamento 4 x 100m masculino, e 200m e 100m masculino. Mas o que diferencia Bolt dos demais atletas vai além das conquistas olímpicas: uma pessoa carismática, competitiva – mas que respeita seus oponentes-, discreta e não envolvida em escândalos, e muito, muito autoconfiante.

Com esse conjunto de características o velocista olímpico é o personagem ideal para ser associado a uma marca que queira transmitir para o mercado e para seus clientes uma imagem de confiança e, é claro, de campeã. É como se essa marca e essa celebridade tivessem a mesma essência, e a sua figura ali estampada em anúncios representasse uma coisa única. Foi o que a Puma fez ao se tornar a sua patrocinadora. O resultado? Mesmo sem grandes pretensões olímpicas, muita gente compra produtos Puma por se sentirem mais próximas do campeão – e também para se sentirem campeãs.

É assim que um garoto propaganda personifica a marca, e a marca se materializa nele. Isso acontece porque o tempo todo estamos em busca de referências que possam nos ajudar a tomar decisões em nossas vidas. E essa nossa característica de se enxergar no outro vai além do universo das marcas e da publicidade.

Trazendo isso para o universo corporativo, ter um perfil como esses em mãos é um grande diferencial para tomadas de decisão e definições de estratégias.

Afinal, que empresa não conseguiria tirar vantagens extremamente importantes ao se aproveitar de informações que descrevam os perfis dos profissionais que compõem diferentes cargos no mercado para compor o seu próprio quadro de colaboradores, ou ajustar seu quadro atual?

Foi para auxiliar as companhias a conhecerem o perfil dos profissionais brasileiros em diversos segmentos e ajudar no desenvolvimento das suas estratégias operacionais que a Carreira Muller lançou um estudo que representa parte de uma personificação da mão de obra aqui no Brasil. No mesmo caminho da publicidade, a estatística é usada para traçar pontos fixos de um perfil dos profissionais da atualidade nos mais diversos segmentos e regiões do país. Entre as informações disponíveis estão o tempo médio de profissionais das empresas por nível hierárquico, a distribuição percentual por carreira em níveis, quantos são do sexo feminino e masculino, entre outras.

Quer conhecer melhor a mão de obra brasileira por mercado, atuação em cada cargo, nível, setor e segmento? Confira nosso Estudo sobre o Perfil da Mão de Obra no Brasil.

 

Carreira Muller | Construindo Sentidos

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee