Se fosse para escolher um garoto propaganda para a sua empresa, com base no perfil profissional dela, quem seria? Provavelmente entre os dois ou três nomes que passaram pela sua cabeça esteve o do “raio” Usain Bolt. Não é preciso ser grande fã de esporte para admirá-lo: garoto jovem da Jamaica, de origem humilde que, com muito esforço e dedicação, tornou-se tricampeão olímpico nas provas de revezamento 4 x 100m masculino, e 200m e 100m masculino. Mas o que diferencia Bolt dos demais atletas vai além das conquistas olímpicas: uma pessoa carismática, competitiva – mas que respeita seus oponentes-, discreta e não envolvida em escândalos, e muito, muito autoconfiante.
Com esse conjunto de características o velocista olímpico é o personagem ideal para ser associado a uma marca que queira transmitir para o mercado e para seus clientes uma imagem de confiança e, é claro, de campeã. É como se essa marca e essa celebridade tivessem a mesma essência, e a sua figura ali estampada em anúncios representasse uma coisa única. Foi o que a Puma fez ao se tornar a sua patrocinadora. O resultado? Mesmo sem grandes pretensões olímpicas, muita gente compra produtos Puma por se sentirem mais próximas do campeão – e também para se sentirem campeãs.
É assim que um garoto propaganda personifica a marca, e a marca se materializa nele. Isso acontece porque o tempo todo estamos em busca de referências que possam nos ajudar a tomar decisões em nossas vidas. E essa nossa característica de se enxergar no outro vai além do universo das marcas e da publicidade.
Trazendo isso para o universo corporativo, ter um perfil como esses em mãos é um grande diferencial para tomadas de decisão e definições de estratégias.
Afinal, que empresa não conseguiria tirar vantagens extremamente importantes ao se aproveitar de informações que descrevam os perfis dos profissionais que compõem diferentes cargos no mercado para compor o seu próprio quadro de colaboradores, ou ajustar seu quadro atual?
Foi para auxiliar as companhias a conhecerem o perfil dos profissionais brasileiros em diversos segmentos e ajudar no desenvolvimento das suas estratégias operacionais que a Carreira Muller lançou um estudo que representa parte de uma personificação da mão de obra aqui no Brasil. No mesmo caminho da publicidade, a estatística é usada para traçar pontos fixos de um perfil dos profissionais da atualidade nos mais diversos segmentos e regiões do país. Entre as informações disponíveis estão o tempo médio de profissionais das empresas por nível hierárquico, a distribuição percentual por carreira em níveis, quantos são do sexo feminino e masculino, entre outras.
Quer conhecer melhor a mão de obra brasileira por mercado, atuação em cada cargo, nível, setor e segmento? Confira nosso Estudo sobre o Perfil da Mão de Obra no Brasil.
Carreira Muller | Construindo Sentidos