Garanta seu lugar no Open House Quinto Dia Útil, uma experiência exclusiva e interação direta com especialistas do mercado!

Transformação do nível Jr de engenheiros

Algumas áreas específicas de negócio, como é o caso das empresas com profissionais de engenharia, têm debatido a adaptação das nomenclaturas dos níveis de cargos para colaboradores ainda em início de carreira.

Esse movimento não significa a extinção de níveis, mas é fato que há uma preocupação emergente diante do retorno dos investimentos feitos nos níveis inaugurais, como os estagiários e os engenheiros em nível Jr.

Como remunerar profissionais que estão ainda no começo de carreira, sabendo que a entrega deles não atinge plenamente às expectativas da empresa em relação ao nível do cargo?

Para nos ajudar a compreender esse cenário, o Gerente de Consultoria da Carreira Muller, Rafael Silva, traz alguns pontos importantes.

“Uma alternativa para situações como essas é entender melhor o que se espera da função e, quando necessário, adaptar a nomenclatura do cargo para atender seu contexto. Muitos falam em ‘extinção’ no nível Jr, mas, nós não acreditamos que esse deve ser o foco da discussão. O ajuste do nome atribuído à função é muito mais eficiente, inclusive, quando falamos em estratégias de progressão de carreira, como em um plano de cargos e salários, por exemplo”, explica Rafael.

Outro ponto que merece destaque inclui o alinhamento com o mercado. Adaptar nomenclaturas oferece condições para o funcionário amadurecer profissionalmente, sem descolar a empresa da realidade salarial praticada.

Segundo Rafael, a opção por contratar engenheiros recém-formados como trainees, analistas e técnicos é uma tendência encontrada no mercado. Assim, a empresa se protege de possíveis riscos trabalhistas por adotar uma nomenclatura regulamentada e não entendida como necessária para um nível Jr, por exemplo. E ainda tem a oportunidade de capacitar esse profissional até que ele possa assumir plenamente todas as responsabilidades esperadas para assumir esse cargo regulamentado dentro da trilha de carreira da empresa.

Claro que, somado a isso, ainda há a possibilidade de perder o colaborador no meio do processo. “Diante de contratempos assim, o melhor é gerir, de forma transparente e organizada, a trilha da equipe. Deste modo, o profissional conhece as perspectivas para sua carreira e compreende a estratégia da companhia”, complementa.

 “Adaptar terminologias não é ilegal, desde que o valor do salário seja legítimo e a atuação alinhada à expectativa da função. O piso para profissões regulamentadas está muito vinculado aos direitos, acima de qualquer nomenclatura. Aliás, quando falamos em salários, essa regra vale para muitos outros cases que possam surgir, independentemente da profissão envolvida. Por isso, é importante olhar com atenção para a estratégia de remuneração adotada. Quanto mais clara, melhor”, finaliza Rafael.

 

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos