A empresa percebe a necessidade de esclarecer e formalizar as funções de seus cargos. Começa, então, o processo de descrição de cargos — seja de “próprio punho” ou com auxílio de uma consultoria. Após determinar os critérios a serem atingidos, é feita a documentação bastante detalhada das responsabilidades, tarefas, requisitos e características de todos os cargos da empresa.
Quando esse processo termina, vem a pergunta: e agora, como fazer a gestão desses cargos?
Pode até não parecer, mas essa dúvida é mais comum do que se imagina — e muito pertinente! Afinal, é como diz o Gerente de Relacionamento e Desenvolvimento de Carreiras da Carreira Muller, Thomas Smirnof: “essa não é uma tarefa fácil. Exige esforço, tempo, dedicação e o RH definitivamente não vai querer perder esse trabalho.”
Então, vamos dar alguns direcionais do que fazer depois que a descrição de cargos estiver concluída.
Da descrição de cargos para frente
Assim que termina o trabalho de descrição de cargos, a primeira recomendação do Thomas é para que seja definido um local de controle. Pode ser em um sistema, no servidor local ou na nuvem: o importante é saber onde estarão armazenados todos os documentos oficiais — e em vigência.
A segunda orientação é para que haja um ou mais modelos reconhecidos como oficiais para a descrição de cargos. São atitudes que até podem parecer triviais, mas muitas empresas acabam deslizando nesses aspectos.
“Se não há um local oficial, esse documento pode estar em qualquer lugar. Não é incomum o RH considerar uma descrição de cargos como oficial e, de repente, ter outro processo correndo em paralelo na mão dos gestores de equipe. Também já nos deparamos com problemas sérios, até mesmo em âmbito de auditoria, por falta de um modelo realmente sólido, respeitado em todos os cargos e áreas”, conta Thomas.
Todo mundo da empresa tem que ter acesso às descrições de cargos?
Há empresas que colocam as descrições de cargos em murais para que todos possam ver, outras disponibilizam em pastas com acesso restrito — o profissional visualiza apenas seu cargo — e há ainda as organizações que preferem manter todas as informações a sete chaves.
Não há método certo, tampouco errado.
Essa decisão só precisa estar aderente com a política e a cultura da empresa. O ideal é que o processo atenda e respeite as necessidades da organização, além de seguir as orientações do Jurídico para não incorrer em passivo trabalhista.
Com relação a esse assunto, aliás, convidamos você a imaginar uma situação: um profissional atua há anos em uma empresa, executa suas atividades com excelência e, ao ler a descrição do seu cargo, percebe que no seu escopo há atribuições que não fazem parte da sua rotina.
O que existe, nesse tipo de situação, é uma divergência entre documento e realidade, o que pode gerar passivo trabalhista. Para que isso não aconteça, é importante que as descrições sejam atualizadas com periodicidade. Mas, esse não é o único motivo para as revisões.
Por que e quando atualizar a descrição de cargos?
As descrições de cargos não devem ser estáticas. Em um cenário global de mudanças aceleradas, os documentos têm que refletir as mudanças do mercado, com adaptações nos requisitos e responsabilidades do cargo.
Entendemos que não há uma “fórmula” de quando essas revisões devem acontecer, mas recomendamos um cronograma anual ou até mesmo semestral. “Nem sempre é fácil para o gestor levar até o RH uma eventual mudança no escopo de um cargo ou área. Se existe um local de controle, de fácil visualização, e um planejamento para essas revisões, começa a haver um processo natural dos gestores olharem para as descrições e as atualizarem”, diz Thomas.
Carreira Muller: descrições de cargos completas, atualizadas e de fácil acesso
A Carreira Muller apoia as empresas de duas maneiras com as descrições de cargos.
1ª) Você pode descrever os cargos por conta própria e somente utilizar nossa plataforma: terá acesso a um banco de sugestões do nosso sistema e contará com a inteligência da ferramenta para envolver os gestores que trabalham com você no projeto.
2ª) Você pode ter o apoio de nossos consultores conduzindo TODO o processo: apresentaremos as reuniões aos gestores, faremos o trabalho de coleta e as complementações.
Em ambos os casos, o nosso sistema se torna o local de controle, onde todas as descrições oficiais e em vigência estarão armazenadas. Com isso, fica muito mais fácil manter as atualizações compatíveis com as transformações do mundo dos negócios. Se você precisa desse start para deixar as descrições conectadas com a realidade — e as particularidades! — da sua empresa, fale com um consultor!