Revisão de estruturas pode ser útil na crise (e fora dela)

Recentemente, muitas empresas têm nos procurado para fazer um ajuste ou uma revisão de estruturas. Isso não é novidade, com o passar dos tempos, as empresas têm procurado reestruturar seus níveis hierárquicos, por conta da modernização dos processos (que eliminam o espaço que antes havia para muito cargos em uma organização) e maior qualificação e autonomia dos profissionais.

A revisão das estruturas une três aspectos importantes para as empresas: eficiência produtiva, redução de custos e distribuição de mão de obra. Para um cenário de crise, essa é uma combinação perfeita!

Vale recomendar que a revisão de estruturas deve estar sempre no radar do RH, ainda mais quando pensamos em um mundo com mudanças tão rápidas e constantes.

Para sugerir qualquer alteração junto à Diretoria, o respaldo com os dados de mercado é essencial. Segmentos se comportam de forma muito dispersa e única. Sendo assim, é necessário entender qual o comportamento do mercado em que a empresa está inserida e quais são os níveis hierárquicos com que os concorrentes estão trabalhando. Tudo isso vai te dar uma avaliação de estrutura mais fiel possível à realidade da companhia.

Na prática, as dúvidas mais comuns são: será que posso reduzir os níveis da minha estrutura de fábrica? Quais as áreas mais inchadas, ou com mais pessoas? Como o mercado tem trabalhado? Veja, a seguir, como duas análises podem responder, facilmente, essas duas perguntas.

Análise de Estrutura Hierárquica

Essa análise mostra o comparativo da estrutura atual da empresa em questão, frente às estruturas mais encontradas no mercado, trazendo junto a representatividade de cada uma delas. Veja:

Podemos já interpretar que a empresa em questão utiliza, para a estrutura de Manufatura, mais níveis hierárquicos do que o mercado trabalha. Isso pode resultar em alguns problemas a curto prazo, principalmente relacionados aos custos excessivos de mão de obra.

Análise de Dimensionamento

Essa análise aponta qual a porcentagem de pessoas em cada nível. Um pouco diferente do levantamento anterior, neste caso estamos olhando para as pessoas. Veja, no gráfico de pirâmide abaixo, que de um lado temos o cenário da empresa e do outro, do mercado:

Podemos utilizar essa análise para identificar a proporcionalidade de funcionários em cada um dos níveis. No exemplo em questão, a empresa tem uma representatividade de Gerentes e Coordenadores muito maior em relação ao mercado. Esse desequilíbrio na estrutura, além de apontar novamente para o custo adicional, pode resultar em uma desvalorização interna da posição de gestor.

No cenário COVID-19, nós recomendamos estudos como esse, pontuais e precisos.

É claro que, para cada tomada de decisão, deverá ser avaliado não somente como o mercado se comporta, mas qual a estratégia e situação atual da empresa. Outros fatores que devem ser levados em conta são: nível de automação de cada planta, qualificação dos profissionais e cultura interna.

O mercado é a régua, agora a forma como você escolhe segui-lo é uma decisão que cabe a cada uma das empresas.

Felipe Cruz
Consultor de Remuneração

 

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee