Remuneração variável: quando empregados e empregadores realmente ganham dinheiro

A administração de salários tem um limite, tanto dentro da própria faixa salarial dos cargos, como na eficiência financeira da empresa - nem sempre é possível oferecer promoções ou aumentos. A remuneração variável vem para fazer um elo entre a motivação dos empregados e a saúde da saúde financeira das empresas.

Benefícios da Remuneração Variável

Aqui vamos separar só três. Mas, eles podem passar de dez.

Metas

Direcione os esforços dos times para objetivos que somam com os alvos de toda a organização. Faça com que todos olhem para a mesma direção.

Eficiência financeira

Se a companhia atinge os resultados estimados, paga (divide o bolo de dinheiro)! Todos ganham! Todos buscam o mesmo objetivo.

Mindset para resultados

Conscientize de que o negócio vive de resultados e cada um é responsável por uma parcela dele. O mindset se direciona para os alvos do negócio, e não para o “checkbox de atividades concluídas”.

Como fazemos?

De forma conceitual e bem resumida, passamos pelas etapas abaixo:

Diagnóstico

O objetivo principal nessa etapa inicial é saber se sua empresa já trabalha, de certa forma, com um direcionamento por metas. Se já possui planejamento estratégico, por meio de metodologias, ou não. O mindset voltado para metas mensuráveis já existe, agora é só aproveitar o gancho e criar um programa de recompensas variáveis.

Criação e calibrações

Vamos envolver quem for necessário e possível, considerando todos os aspectos políticos envolvido no projeto. Colheremos a maior quantia possível de indicadores que a empresa já possui, definiremos as metas globais e seus desmembramentos setoriais com toda liderança executiva e é aqui também que avaliaremos a possibilidade de se ter KPIs por cargo – nesse caso é necessário que a empresa já tenha um nível de maturidade avançado em direcionamento de metas.

Filosofia de Gestão

É onde tudo se sustenta. Toda empresa possui uma, mas nem sempre a “materializa” em um plano de remuneração, seja fixo, seja variável. É essa definição que indicará os percentuais de peso e representatividade de metas financeiras, não financeiras, meritocracia, individualidades. Faz parte do nosso método encontrar esse ponto logo no início.

Política e Comunicação

Uma vez que a espinha do plano foi criada na etapa anterior, faz-se necessário agora que criemos a redação da política de pagamento (independentemente do(s) modelo(s) escolhido(s), comissões, programas independentes de bônus ou até o PLR) e os cálculos e projeções financeiras. Aqui a empresa pode escolher se envolve ou não a consultoria no plano de comunicação ao público eleito ao programa. Podemos participar dessa etapa também.

Sensibilização

A liderança precisa entender e acreditar no plano de variáveis. Ponto. Se os influenciadores primeiros não compreendem em detalhes os objetivos desse projeto, a consultoria tem de parar por aqui. É, portanto, nessa etapa que tratamos de direcionar os olhos de todo o time de Executivos para entendimento (compra) de todo o projeto que será desenhado.

Plano de updates

Caso a empresa deseje temos um plano de acompanhamento com atualizações anuais dos programas criados. Todo plano é um organismo vivo, assim como a empresa e o mercado que a cerca, e precisa ser calibrado constantemente. Oferecemos esse serviço como possibilidade.

São quatro possibilidades

Os modelos podem variar conforme a estratégia da empresa

PLR

Aplicabilidade
Conforme regulamentação específica, mas deve abranger dos os empregados.

Vantagens
Incidência de encargos trabalhistas com critérios diferenciados.

Possíveis desvantagens
Não atraia tanto os cargos táticos e estratégicos, necessitando estes de programas independentes, mas complementares, de bônus.

Bônus

Aplicabilidade
Destina-se a grupos específicos de cargos e níveis, sem precisar seguir um critério único para todo o negócio.

Vantagens
É possível se ter mais de um programa ao mesmo tempo, na mesma empresa, com customizações diversas em cada um deles, sem que um interfira no outro.

Possíveis desvantagens
Os pagamentos são taxados na mesma forma dos salários.

Variável de Vendas

Aplicabilidade
Destina-se a grupos de cargos ligados as vendas do negócio.

Vantagens
A possibilidade de se fazer pagamentos mensais (comissões) e, pensando no mesmo formato de um programa de bônus, seguem critérios individuais que abrangem somente esse pool de cargos de vendas.

Possíveis desvantagens
Os pagamentos são taxados na mesma forma dos salários.

Premiações

Aplicabilidade
Destina-se a qualquer tipo de cargo ou pessoa.

Vantagens
Não são taxados! Mas, requerem muito atenção, pois a justificativa de um pagamento dessa natureza se dá “em razão de desempenho superior ao ordinariamente esperado no exercício de suas atividades”.

Possíveis desvantagens
Precisa ser comprovado que o pagamento está ligado a algo extraordinário das atividades habituais.

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Remuneração Variável é um excelente caminho, mas não faz milagre

Será que, quanto mais dinheiro a empresa dá, mais retorno ela tem? Essa progressão não é verdadeira, pois se fosse o caminho seria muito fácil. Juntamente a um programa de compensação, seja ele na forma em que for, é necessário que se haja muitos fatores outros para garantir motivação e resultados.

O dinheiro, somente pelo dinheiro, como já disse Simmel, é “a solidez do efêmero”. Pense nisso também, antes de apostar todas as suas fichas em um único programa.

Embasamento

Toda a fonte de dados estatístico que utilizamos na criação dos planos são provenientes da nossa plataforma de remuneração total, a ConsultaSalarial®. Atualmente são mais de 2000 empresas clientes, oferecendo a oportunidade de termos benchmarks riquíssimos.
Tenha certeza que seu plano de variáveis estará em excelentes mãos. Vamos abrir um mar de possibilidades para se encaixar nas necessidades específicas do seu negócio.

Sua empresa ainda não trabalha
com remuneração variável?

Nosso time de consultores está disponível para tirar suas dúvidas,
mostrar modelos e discutir as possibilidades de projeto.