É possível identificar a sinergia de estruturas para agrupar cargos ou áreas?

Durante a realização de projetos de consultoria, somos constantemente abordados com a seguinte pergunta: até que ponto é possível agrupar cargos ou áreas dentro da empresa?

Antes de trazer a resposta, entendemos que muitos outros questionamentos acompanham essa dúvida inicial. Será que o mercado também pratica esse agrupamento? É realmente vantajoso reduzir a quantidade de cargos?

Antes de mais nada, é importante pensar na sinergia do negócio.

“Nem sempre é interessante agrupar cargos. Em muitas situações, as nomenclaturas são parecidas, mas as atividades se diferem. É comum encontrarmos empresas que se apoiam nesse agrupamento como forma de reduzir a quantidade de cargos e, consequentemente, reduzir custos. Porém, essa é uma via de mão dupla e até uma certa ilusão, pois reduzir cargos não tem relação direta com a tão esperada redução de custos”, comenta o consultor de remuneração da Carreira Muller, Bruno Barbuio.

Ou seja, pensar na redução pode ajudar a eliminar cargos duplicados ou muito parecidos – e isso faz parte da organização da estrutura da empresa. Porém, ao mesmo tempo, não basta só unificar funções, é preciso atentar-se à sinergia entre áreas, evitando problemas como, por exemplo, o paradigma salarial.

“Empacotar as nomenclaturas não produz um time de ‘multifuncionais’. Padronizar os nomes dos cargos não significa que o funcionário possa ‘jogar em várias frentes’. Ele precisa jogar em seu campo, de acordo com as complexidades que sua função exige, na área onde ele está localizado”, explica Bruno.

Em outras palavras, um Analista de Contabilidade se difere de um Analista Fiscal e, mesmo tendo nomes semelhantes para os cargos, as atividades envolvidas são completamente diferentes. Chamar ambos de Analistas não é o problema, desde que as descrições estejam claras.

“Trabalhar com essa junção de nomenclaturas precisa gerar uma preocupação no RH com a descrição de cargos. É nesse documento que é possível ‘quebrar’ as atuações de acordo com as atividades. Por exemplo, o cargo de Analista de RH é muito amplo. Qual é a especialidade desse Analista? Em qual área do RH ele atua? Se a empresa colocar todo mundo no mesmo pacote, como vai diferenciar isso na descrição? É um exercício que pode parecer básico, em um primeiro momento, mas é de extrema importância gerencial”, completa.

Outro fator a considerar é a remuneração desses colaboradores. A unificação de nomenclaturas pode dar certa flexibilidade à gestão, mas é preciso avaliar com atenção se as atividades daquele grupo são equivalentes e se justificam um tratamento salarial semelhante.

 

Uma resposta

  1. Concordo com a abordagem do artigo. Títulos (ou prefixos) não representam a mesma função, pois um Gerente de Serviços Gerais não se equivale a um Gerente de Projetos, embora ambos sejam Gerentes. O que vale nesse agrupamento é o valor do cargo (pontos ou critério semelhante) pois é muito comum, por exemplo, você encontrar Analistas em vários grupos pois atuam em funções diferentes, com valores e responsabilidades diferentes.

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee