Saiba por que é importante sempre fazer ajustes na política de Benefícios

Nós já falamos um pouco no blog, sobre como as empresas têm tratado o assunto Benefícios no momento de crise, mas assim como os ajustes que os engenheiros na Fórmula1 fazem nos carros, até mesmo durante a corrida, acreditamos que os elementos da Remuneração Total precisam estar sempre no radar, sendo comparados, constantemente, com o mercado e adaptados para os novos desafios.

A alta nos preços de alguns itens básicos da alimentação do brasileiro, divulgada, recentemente, pelo IBGE, e a crescente na percepção de valor de itens como Vale Alimentação e Cesta Básica, chama a atenção para o fato de que, nem sempre o Benefício mais caro é o mais estratégico em todos os momentos.

Até em questões mais administrativas, o ajuste na concessão de alguns Benefícios pode ser usado a favor da empresa durante as negociações coletivas, não onerando também a folha de pagamentos. O que dá um alívio em tempos difíceis, mas é claro que essa calibração, envolvendo a percepção de valor e o momento, é importante em situações de crise, mas não somente!

Vamos a um exemplo prático: algumas empresas concedem Plano de Seguro Saúde (elegível a reembolso) para todos os colaboradores. Para a empresa, este tipo de Benefício é mais caro e complexo que a Assistência Médica da Unimed (por rede credenciada). Porém, principalmente para os níveis Operacionais, o Seguro Saúde não é vantajoso, porque não há a sensação de “ganho”, uma vez que o colaborador precisa pagar a consulta do próprio bolso, recebendo o reembolso somente após a consulta.

Neste caso, o gasto com Benefício poderia ser menor e muito mais assertivo, já que, com um plano de Assistência Médica, a empresa teria a opção de não aplicar descontos mensais ou coparticipação.

Vale ressaltar que, olhando ainda para nosso exemplo prático, é fundamental que a a companhia analise e divulgue, previamente, o quanto o colaborador teria que dispor para uma contratação particular do plano médico, pois a empresa recebe um desconto na contratação que não se aplica a “pessoa física”.

Do ponto de vista estratégico, a análise qualitativa das práticas de mercado é mais importante do que a quantitativa, pois a quantia paga na contratação, varia conforme o porte da empresa e a região em que se localiza.

Em linhas gerias, a melhor fórmula para definir a escolha do pacote de Benefícios é: conhecer o mercado e calibrar as estratégicas de acordo com os interesses do público-alvo.

Trabalhar a comunicação dos Benefícios também é muito importante. Os colaboradores devem saber e conhecer todas as opções que têm acesso, da mesma forma que cabe à empresa enfatizar os pontos fortes do pacote escolhido, enfatizando custo-benefício e vantagens a curto e médio prazo.

Quando os colaboradores sabem que o RH olha para isso com atenção, sentem-se mais seguros de que a empresa faz a escolha certa.

Juliana Castro
Consultora de Remuneração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee