Planejamento correto aumenta vida de empresas

O tempo para abrir e fechar empresas deve ser menor no ano que vem. Algumas propostas, que incluem diminuir o período de abertura de empresas, foram apresentadas na segunda-feira (30/09). Hoje, o processo leva meses. Assim como um Projeto de Lei para atualizar o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. As novas regras visam criar um registro único, o Redesim, baseado no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), além de um esforço para reduzir a burocracia dos negócios.

Desburocratizar os processos é uma excelente forma de incentivar o empreendedorismo, no entanto, é preciso tomar cuidado para que a facilidade em abrir um negócio leve a atitudes impulsivas. Empresas abertas por impulso, sem planejamento adequado, sem gestão de fluxo de caixa, sem avaliação dos concorrentes e sem políticas de RH não se consolidam no mercado. De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), a falência ou estagnação de 42% das micro e pequenas empresas são causadas por falta de planejamento e desconhecimento do mercado por parte dos empreendedores.

Portanto, para abrir uma empresa é preciso realizar pesquisa de mercado, da concorrência e dos profissionais que se pretende contratar. É imprescindível lembrar que uma empresa é feita de pessoas, que requerem gerenciamento, compreensão e envolvimento. Isso significa entender a personalidade de cada colaborador e adequá-la a determinada função, além de estabelecer o progresso de cada um dentro da empresa, mostrando todas as possibilidades. Tal política deixa clara a visão do empreendedor e onde a empresa vai chegar no futuro. Resultando em crescimento possível para os colaboradores.

Mesmo com mais facilidade para empreender, é importante levar em conta que alguns passos não podem ser pulados. Afinal, ninguém quer estar nas estatísticas das empresas que fecharam. Planejar e pedir assistência de outros profissionais para desenvolver a empresa traz benefícios para todos os envolvidos.

O Recursos Humanos é um departamento estratégico para que a empresa se consolide e esteja sempre em expansão. Por isso, é importante que todos os aspectos que envolvem esta área estejam planejados. Sejam pensados com foco no resultado, mas sem deixar de lado a parte humana das relações.

Carreira Muller | Construindo Sentidos

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee