Jornada de trabalho: Google defende expediente reduzido

Quando se pensa em uma empresa com modernas políticas de gestão de pessoas, o Google é o primeiro nome que vem à mente, não é verdade? A companhia gigante da internet é conhecida por promover benefícios pouco convencionais aos seus colaboradores, como uma rotina de trabalho flexível e a concessão de 20% do período de expediente para se dedicar a projetos pessoais. Além disso, os funcionários contam com um ambiente descontraído e informal. Muitos, inclusive, levam seus filhos para o escritório, outro dos grandes diferenciais.

O próximo benefício para os colaboradores da empresa parece ser a redução da jornada de trabalho. Pelo menos foi isso o que defendeu o diretor da organização, Larry Page, em uma entrevista na semana passada. De acordo com ele, o expediente de oito horas está ultrapassado, tanto para as empresas quanto para os funcionários. A ideia é que as horas de trabalho semanais possam ser reduzidas e que empregos de tempo integral possam ser dissolvidos em várias atividades de jornada parcial.

Segundo ele, os benefícios seriam muitos, pois as pessoas gostam de trabalhar, mas também gostariam de ter mais tempo para dedicar à família e a outras áreas da vida. Assim, com uma jornada de quatro horas diárias, por exemplo, a questão da sobrecarga de trabalho seria resolvida e mais vagas seriam criadas, colaborando para a redução da taxa de desempregados. Por outro lado, os custos para as empresas poderiam aumentar.

A teoria que embasa a defesa de Page pela redução da jornada é a de que nos últimos anos os processos de produção evoluíram e agilizaram o atendimento às necessidades básicas. Mesmo assim, a indústria ignora esse novo cenário ao mesmo tempo em que cria novas funções para os profissionais, mantendo a jornada de oito horas ao invés de diminuí-la.

Para os padrões atuais, a criação dessa meia jornada de trabalho parece ser uma proposta ainda fora de cogitação. Apesar de o Google ser uma empresa que influencia muitas outras quando o assunto é gestão de pessoas, os departamentos de Recursos Humanos devem avaliar com atenção quais práticas podem ser adotadas ou adaptadas da gigante da tecnologia.

Antes de definir qualquer benefício, esteja ele ligado à flexibilidade do horário de trabalho ou não, é preciso traçar o perfil dos colaboradores, conhecer as equipes e, assim, criar estratégias que garantam a produtividade e a retenção dos funcionários.

Carreira Muller | Construindo Sentidos

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee