Informação é essencial para negociação dos acordos coletivos

Para grande parte das empresas o segundo semestre é um período de muita negociação. De um lado os sindicatos reivindicam reajustes e do outro a organização precisa considerar diversos fatores antes de conceder o valor proposto. É na época dos acordos coletivos que o setor de Recursos Humanos mostra o seu poder de negociação. Afinal, fazer o intermédio entre os interesses corporativos da empresa e os dos funcionários que nela trabalham é uma tarefa que exige paciência, abertura para o diálogo, transparência e informações que embasem os argumentos.

De modo geral, os reajustes beneficiam os funcionários, pois os mesmos usualmente conseguem um aumento acima da inflação. De acordo com um levantamento do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), 93% dos reajustes salariais resultaram em um ganho real para os trabalhadores. A pesquisa analisou 340 negociações ocorridas no primeiro semestre do ano nos setores de comércio, serviços e industrial.

O valor médio dos ganhos foi de 1,54%.

“O momento das negociações coletivas faz parte da rotina de toda organização. É um período usualmente delicado e tenso, pois trata dos interesses da empresa e dos funcionários. Sendo assim, o importante é sempre agir com total transparência, assegurando um relacionamento de confiança”, explica o diretor da Carreira Muller, Marco Schanoski.

Ainda de acordo com o profissional, a presença de um representante do RH nesta situação é imprescindível, pois é o departamento que convive com as lideranças sindicais, conhece o histórico das negociações anteriores e a posição da empresa. Além disso, este é o setor que melhor percebe o clima organizacional e pode levar esse fator em consideração no momento de negociar.

Informação é a chave para um bom acordo para ambas as partes 

Além de conhecer a posição da empresa em relação aos acordos salariais, é importante ter dados que deem uma visão geral das práticas de remuneração do segmento em que a empresa atua. Para o RH, ter acesso às informações como indicadores, práticas, históricos de reajustes aplicados nos últimos anos e tendências futuras, dados sobre benefícios, valores de subsídio alimentação, entre outras, é essencial para garantir que tanto a empresa quanto os funcionários saiam satisfeitos.

Levar em consideração as práticas adotadas pelo mercado e também as tendências futuras da remuneração é essencial para garantir o crescimento da empresa e um reajuste real para os colaboradores, sempre analisando os fatores externos e os métodos adotados pelas concorrentes. Por este motivo, as pesquisas salariais são essenciais para embasar negociações que tenham um resultado benéfico para ambos os lados.

Carreira Muller | Construindo Sentidos

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee