O que fazer quando a estrutura da empresa é diferente do mercado?

Como fazer o Job matching quando a estrutura da empresa é diferente da praticada pelo mercado?

Você tem um cargo de coordenação de sistemas na sua empresa e trabalha com os níveis júnior, pleno e sênior. No momento em que vai olhar para o mercado – ou seja, na hora em que vai fazer uma pesquisa salarial –, percebe que não há níveis estipulados para os cargos de coordenação. E agora?

É possível que você já tenha passado pela situação acima. O cargo de coordenação de sistemas, obviamente, é apenas um exemplo. Isso pode acontecer com especialistas e outros cargos. Então, voltamos à pergunta do título: o que fazer quando a estrutura da empresa é diferente da pesquisa? 

No episódio #29 do ConsultAqui falamos sobre esse assunto. Para este conteúdo, traremos os principais insights.

O primeiro passo

Não tem muito segredo: o primeiro passo é o matching. Ou seja, é preciso comparar cada um desses cargos da estrutura da empresa com o mercado buscando uma equivalência entre os níveis. 

Há 2 técnicas que podem ser usadas para ajudar nesse processo: usando quartis e projetando valores com a regressão exponencial.

Mas, antes de falar um pouco mais sobre elas, é importante dizer que ambos os processos se complementam. O ideal é que os dois andem lado a lado, para gerar uma equivalência de estrutura mais segura.

1ª) Usando os quartis

Explicamos aqui que os quartis, como o próprio nome já diz, dividem uma amostra de dados em quatro partes iguais. E é possível usar esse métodos para encontrar uma referência salarial de mercado para cada um desses níveis.

Vamos exemplificar: assumindo que a estrutura da empresa tenha vagas de coordenador I, II e III e que o matching é esse, você pode usar o primeiro quartil do supervisor para o nível I, o segundo quartil para o II e o terceiro quartil para o nível III.

2ª) Projetando valores

Outra forma de alinhar esses níveis é projetar os valores diretamente. Ou seja, depois de fazer a pesquisa, buscar as referências salariais e fazer o matching, você pode ajustar os ou projetar valores para cargos específicos do seu contexto.

Para isso, você pode usar a regressão exponencial. Isso significa que os valores são ajustados conforme o resultado da pesquisa em cima de uma linha de tendência.

Para ficar mais claro, podemos tomar como exemplo cargos da carreira de produção. Imagine que a estrutura da empresa possui 5 níveis para Operador de Produção, enquanto a pesquisa salarial só contempla 3 níveis. Quais valores atribuir para os 2 níveis que faltam? 

Usando a regressão exponencial você pode usar como parâmetro a linha de tendência e projetar os valores para os dois cargos que faltam. A técnica da interpolação ajuda a reduzir os riscos de sobreposição e garante um maior equilíbrio interno na empresa.

Desde que os valores da pesquisa não estejam muito fora da curva e exista uma correlação forte entre os valores, essa é uma equação que, embora pareça complexa, é “simples” de ser aplicada para literalmente alinhar a estrutura da empresa ao mercado.

Como levo a pesquisa para o equilíbrio interno?

Nem sempre saber a referência do mercado é suficiente para criar uma carreira coerente nas áreas da sua empresa. 

No nosso curso de Plano de Cargos e Salários, oferecemos um módulo inteiro somente de estatística para aprimorar as técnicas do matching, a interpretação dos resultados e o enquadramento das medidas. Além, é claro, de descomplicar os conceitos estatísticos de remuneração.

Se você se interessou, entre em contato conosco para mais informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há a quase 3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee