O que fazer quando a estrutura da empresa é diferente do mercado?

Como fazer o Job matching quando a estrutura da empresa é diferente da praticada pelo mercado?

Você tem um cargo de coordenação de sistemas na sua empresa e trabalha com os níveis júnior, pleno e sênior. No momento em que vai olhar para o mercado – ou seja, na hora em que vai fazer uma pesquisa salarial –, percebe que não há níveis estipulados para os cargos de coordenação. E agora?

É possível que você já tenha passado pela situação acima. O cargo de coordenação de sistemas, obviamente, é apenas um exemplo. Isso pode acontecer com especialistas e outros cargos. Então, voltamos à pergunta do título: o que fazer quando a estrutura da empresa é diferente da pesquisa? 

No episódio #29 do ConsultAqui falamos sobre esse assunto. Para este conteúdo, traremos os principais insights.

O primeiro passo

Não tem muito segredo: o primeiro passo é o matching. Ou seja, é preciso comparar cada um desses cargos da estrutura da empresa com o mercado buscando uma equivalência entre os níveis. 

Há 2 técnicas que podem ser usadas para ajudar nesse processo: usando quartis e projetando valores com a regressão exponencial.

Mas, antes de falar um pouco mais sobre elas, é importante dizer que ambos os processos se complementam. O ideal é que os dois andem lado a lado, para gerar uma equivalência de estrutura mais segura.

1ª) Usando os quartis

Explicamos aqui que os quartis, como o próprio nome já diz, dividem uma amostra de dados em quatro partes iguais. E é possível usar esse métodos para encontrar uma referência salarial de mercado para cada um desses níveis.

Vamos exemplificar: assumindo que a estrutura da empresa tenha vagas de coordenador I, II e III e que o matching é esse, você pode usar o primeiro quartil do supervisor para o nível I, o segundo quartil para o II e o terceiro quartil para o nível III.

2ª) Projetando valores

Outra forma de alinhar esses níveis é projetar os valores diretamente. Ou seja, depois de fazer a pesquisa, buscar as referências salariais e fazer o matching, você pode ajustar os ou projetar valores para cargos específicos do seu contexto.

Para isso, você pode usar a regressão exponencial. Isso significa que os valores são ajustados conforme o resultado da pesquisa em cima de uma linha de tendência.

Para ficar mais claro, podemos tomar como exemplo cargos da carreira de produção. Imagine que a estrutura da empresa possui 5 níveis para Operador de Produção, enquanto a pesquisa salarial só contempla 3 níveis. Quais valores atribuir para os 2 níveis que faltam? 

Usando a regressão exponencial você pode usar como parâmetro a linha de tendência e projetar os valores para os dois cargos que faltam. A técnica da interpolação ajuda a reduzir os riscos de sobreposição e garante um maior equilíbrio interno na empresa.

Desde que os valores da pesquisa não estejam muito fora da curva e exista uma correlação forte entre os valores, essa é uma equação que, embora pareça complexa, é “simples” de ser aplicada para literalmente alinhar a estrutura da empresa ao mercado.

Como levo a pesquisa para o equilíbrio interno?

Nem sempre saber a referência do mercado é suficiente para criar uma carreira coerente nas áreas da sua empresa. 

No nosso curso de Plano de Cargos e Salários, oferecemos um módulo inteiro somente de estatística para aprimorar as técnicas do matching, a interpretação dos resultados e o enquadramento das medidas. Além, é claro, de descomplicar os conceitos estatísticos de remuneração.

Se você se interessou, entre em contato conosco para mais informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee