Engajamento – qual é o papel do RH?

No RH, o tema “engajamento” sempre reaparece, e isso é bom! O assunto precisa ser discutido com frequência, porque os estímulos de engajamento são como organismos vivos, estão em constante mudança.

Sob a perspectiva atual do trabalho, para engajar um time, a construção de sentidos dentro da empresa precisa se conectar com o envolvimento do time.

O nível de engajamento não deve ser medido pela quantidade de horas extras ou metas batidas – tudo isso é consequência. É preciso que o sentido de vida do indivíduo se encontre, em algum momento, com a missão da companhia. Trabalhar aqui ou ali precisa ter significado.

Encontrar um propósito de serviço pesa muito e leva as pessoas a encararem a atuação profissional como uma forma de satisfação. Esse “algo a mais” pode vir de uma recompensa financeira, um propósito de vida muito forte, um talento, etc. Já falamos sobre isso aqui no blog.

Em todos esses casos, a missão do trabalho precisa tocar no íntimo do indivíduo e, só assim, o engajamento genuíno nasce. Pode ser que isso nada tenha a ver com a forma como as coisas funcionam dentro de uma empresa. Às vezes, ser engajado é uma característica inata, que independe de missão, plano de metas, estratégia de carreiras. Gente que faz tudo com excelência simplesmente porque não consegue fazer as coisas de outro jeito.

Mesmo assim, destacamos a valorosa tarefa de se construir um ambiente proveitoso para o engajamento. Estatísticas já comprovam a veracidade (e a velocidade) com que isso acontece. O Estudo do Perfil do Profissional de RH 2018, publicado na semana passada, pela Carreira Muller traz dados que comprovam a relação entre o número de profissionais engajados e a adoção de uma missão bem definida nas empresas, acompanhe no gráfico abaixo.

Dados: E-book Perfil do Profissional de RH 2018

Percebe a relação entre esses dois pontos? Quanto maior a missão e o significado, maior o desejo de engajamento.

O estudo da ADP Research Institute, Evolution of Work 2.0: The Me vs. We Mindset, aborda muito bem esse assunto. Segundo a pesquisa, o RH é um setor importante para provocar o movimento dentro da empresa, justamente porque lida com três principais áreas: abertura e transição; criação de significado, conexões humanas e avanços; atração, retenção e atrito.

A maioria dos colaboradores deseja ser parte integral das organizações (82% querem desempenhar um papel importante, fazer a diferença). Por outro lado, se sentir afastado, diante da missão da empresa, diminui a crença no significado.

O que o RH pode fazer para alavancar o contentamento no âmbito profissional? Estreitar o relacionamento, eliminando a ideia mecânica das relações de trabalho, demonstrando que o funcionário é parte da potência da empresa – se a companhia pode mais, é porque o time arrisca mais, entrega mais. Em outras palavras, é importante dar sentido à equipe, dar significado ao trabalho. Isso valoriza dois pontos-chave: a utilidade e a conexão. O colaborador se sente útil e conectado – uma receita acessível.

Dados: E-book Perfil do Profissional de RH 2018

 

Você pode adquirir, gratuitamente, e-book Perfil do Profissional de RH 2018.
Basta clicar aqui!

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee