Empregados com a mesma função podem ter salários diferentes?

A história abaixo poderia acontecer em qualquer empresa. Conheça Jonas e entenda por que situações como essa, com dois colaboradores que têm a mesma função, mas salários diferentes, acontecem:

Como no exemplo acima, um Analista Contábil Pl pode ganhar diferentes salários sem, necessariamente, estar em famílias distintas. Isso porque ele está enquadrado em um grade salarial (GS) que possui uma faixa com steps, por exemplo, de 80% a 120%.

Mas o que isso significa? Um funcionário pode ser contratado no início da faixa salarial, ou até mesmo abaixo (nos 80%) e evoluir no mesmo cargo até atingir 100% do step. Em alguns casos, a mesma pessoa pode continuar no cargo e receber mais que o previsto em sua faixa ideal, ou seja, chegar aos 120%.

Porém, isso deve estar fundamentado na sua avaliação de desempenho, que deve comprovar a sua alta performance, justificando o aumento em relação aos outros funcionários na mesma função. Se a pessoa já está nesta faixa, ela está apta a ser promovida para outro cargo mas, por outro lado, sem validação do seu alto desempenho, ela pode significar também uma sobrecarga salarial (overpaid).

Lembrando que, quando há dois funcionários no mesmo cargo, é preciso considerar, além da performance, fatores como tempo de empresa, experiência e nível de formação. O profissional que acaba de ser promovido ou contratado em um cargo de entrada não precisa, e nem pode ganhar o mesmo salário de um outro profissional com mais tempo na empresa.

“A evolução salarial entre os steps 80% a 100% tem a intenção de valorizar a maturidade do profissional na função, diferenciando quem é admitido daqueles que já estão na função há algum tempo e respondem plenamente com sua experiência e competências. Essa evolução salarial se torna coerente quando está associada a um Plano de Carreira que prevê os requisitos e critérios para sua avaliação, não provocando o paradigma salarial se aplicado de forma constante e igualitária, dentro de um determinado tempo estipulado. Movimentar profissionais nesses steps pode ser saudável para a organização se as regras estiverem claras para todos, porque estimula os recém-contratados e reconhece os profissionais com mais experiência, mais entregas e resultados positivos na função”, explica o consultor da Carreira Muller, Rafael Rodrigues Silva.

A Lei de isonomia salarial

Todas as táticas já mencionadas neste texto estão descritas no artigo 461, da lei nº 1.723/52.

A equiparação salarial só é justificada em casos de igual produtividade, mesma perfeição técnica e tempo de serviço, e só é aplicável quando há diferença de até dois anos entre o tempo de exercício* na mesma função.

Ainda de acordo com a legislação, está assegurado o direito da empresa em organizar seu pessoal em quadro de carreira, desde que seus critérios sejam norteados pelo tempo de prestação de serviços ou merecimento.

Como organizar a estratégia?

Primeiramente, é essencial olhar com atenção para a sua política de remuneração.

Numa ordem estrutural, após a definição dos cargos, são criados os grades salariais (GS) – que obedecem a critérios específicos. As faixas (ou steps) que surgem, são criadas para estimular pessoas, porque desta maneira, passa a existir a possibilidade de evolução associada à entrega do profissional.

“Para garantir a competitividade da empresa, ainda é fundamental ter grades salariais aplicados aos cargos que acompanhem o referencial para essa empresa no mercado, além de contar com uma metodologia e aplicação de gestão inteligente e dinâmica que administre e organize os cargos, procurando explicar melhor os casos como o de Jonas”, finaliza Rafael.

*A Carreira Muller agradece a contribuição de Diogo Vallilo, que detectou um erro nesta publicação. O trecho, acima identificado, já foi corrigido.

Ainda está perdido?

Conheça mais sobre Estratégias de remuneração

A Carreira Muller possui uma ferramenta de gerenciamento de cargos e estratégias de remuneração. Contate-nos e conheça mais sobre o SalaryMark®

Carreira Muller | Construindo Sentidos

Uma resposta

  1. É correto o salário travar em 80% da faixa? Resumindo, o funcionário ser contratado e não ter um plano de evolução salarial para alcançar os 100%, ficando assim estagnado nos 80% por anos.

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee