Demitir faz bem – desmistificando o turnover

Muito se fala sobre o lado negativo do turnover e por isso, há um certo medo disseminado no RH. Motivados pela preocupação dos impactos nocivos da rotatividade de colaboradores, muitas empresas mobilizam esforços  para minimizar, ou até extinguir, o turnover. O que poucos percebem é que esse rodízio é importante para oxigenar a companhia, mantendo o custo operacional sempre equilibrado com o mercado.

Sem dúvida, quando o turnover se intensifica, os gastos com rescisões contratuais, recrutamento e treinamento, aumentam. Porém, quando administrada na dose certa, a rotatividade pode alimentar a empresa com novas visões e experiências. O turnover também pode equilibrar a folha de pagamento da empresa, uma vez que manter os mesmos colaboradores por muito tempo em um mesmo cargo, por exemplo, pode encarecer a administração da mão de obra.

Imagine que um profissional trabalhe numa empresa como Operador de Empilhadeira, há 25 anos. Com a estabilidade que adquiriu durante todos esses anos, ele se acomodou com sua rotina de trabalho e com as comodidades que a empresa oferecia. O colaborador não procurou galgar novas posições e não investiu em sua capacitação profissional. Ele, simplesmente, preocupou-se em cumprir muito bem as tarefas que lhe foram confiadas.

Durante esses anos de serviço, o profissional chegou no fim de sua faixa, mas continuou recebendo reajustes salariais (acordos coletivos) e estava superinflacionado. O RH precisa se voltar para situações como essas, porque isso impacta, diretamente, os custos operacionais da empresa. O que fazer aqui?

  • Avalie o tempo necessário para formar um profissional nesse cargo;
  • Estude o impacto desse cargo na operação;
  • Conheça e avalie o profissional que assume o cargo atualmente;
  • Traga à pauta o problema discutido acima. A empresa está ganhando ou perdendo com o caso? Lembrando, a resposta poderá variar de empresa para empresa, mas um assunto como esse não pode ser ignorado.

Avaliação de desempenho aliada ao turnover

Existem alguns fatores que caminham lado a lado com a rotatividade de colaboradores. Entre eles, podemos destacar um dos mais importantes: a avaliação de desempenho.

Quando essa análise inexiste ou não recebe a atenção devida, o turnover pode sim se transformar em dor de cabeça.

Os dois extremos desse cenário são arriscados: manter funcionários superinflacionados pesa na administração financeira da empresa, e demitir inadvertidamente cria uma sensação de insegurança nas equipes de trabalho e ainda enfraquece sua estratégia de remuneração e plano de carreira.

A avaliação de desempenho é a ferramenta que protege a empresa desses extremos. O RH adquire um olhar mais crítico e pode analisar melhor os cenários.

Com as análises, é possível conhecer e entender sua mão de obra e ainda identificar situações em que o colaborador, mesmo inflacionado, cumpre bem seu papel, tem uma postura influenciadora em sua equipe e ainda ajuda a empresa no treinamento de novos colegas de trabalho, por exemplo.

Ou seja, pagar mais para alguém, nem sempre, significa uma sobrecarga na sua folha de pagamento. Cada caso é um caso e é dessa visão tática que o RH precisa!

 

Receba nossos materiais e publicações

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee