Inscrições abertas para a Mentoria de Cargos e Salários! Garanta já sua vaga!

Demissões em massa: a bolha de TI explodiu?

Demissões em massa: a bolha de TI explodiu?

Entre 2022 e 2023, alguns dos maiores players de tecnologia do mundo reduziram seus quadros de forma expressiva. Quase 72 mil pessoas foram demitidas de grandes companhias como Amazon, Twitter, Microsoft e Google. No Brasil, as demissões em massa alcançaram empresas como PagSeguro, Me Poupe!, XP, Buser, C6 Bank, Loggi e iFood.

Segundo analistas financeiros, essa é uma crise que estava anunciada há algum tempo – a recessão, inclusive, deveria ter começado em 2020. Mas, como existiu um movimento bancário com emissão de moda, a conta estaria chegando agora. Nesse novo cenário, ficam duas perguntas:

  • As empresas estão reduzindo salários inflados para contratar profissionais com salários menores?
  • A bolha de TI explodiu? 

É isso o que buscamos responder neste conteúdo. Antes de tudo, vale a pena entender um pouco mais sobre as demissões em massa.

4 pontos para entender as demissões em massa

Desde o início dos anos 2000, a área de tecnologia desponta como um espaço para segurança profissional e estabilidade financeira. O que aconteceu de lá para cá que resultou em demissões em massa? Há pelo menos quatro acontecimentos que estão por trás desse cenário. São eles:

  • Pandemia da Covid-19: com a migração de atividades para o ambiente online, houve uma rápida e intensa aceleração econômica. Para suprir a nova demanda do mercado, as empresas aumentaram as contratações. Passados três anos de pandemia,  no entanto, as organizações agora estão adequando os headcounts aos novos patamares de receita.

  • Guerra da Ucrânia: a invasão do território ucraniano se tornou um marco ético para as gigantes da tecnologia cujas plataformas se tornaram campos de guerra no campo da informação paralela.

 

  • Redução de receita com publicidade: a maior parte das receitas das Big Techs vinha da publicidade de grandes empresas no espaço digital. Com o aumento da inflação e da taxa de juros dos Estados Unidos, essas empresas reduziram significativamente os valores gastos com publicidade.

 

  • Recessão global: como já dissemos, analistas financeiros afirmam que estamos em uma era de crise macroeconômica. Há algum tempo as empresas vinham apresentando queda nos resultados e sinais de fragilidade. A fim de conter a crise, as organizações estão revendo seus planejamentos financeiros e orçamentários – inclusive com pessoas.

Então, voltamos àquelas duas perguntas.

  • As empresas estão reduzindo salários inflados para contratar profissionais com salários menores?

É verdade que muitas empresas aproveitam certos momentos para fazer uma série de demissões, a começar por aqueles que têm os salários inflados. Isso acontece quando há, inclusive, mudanças nos objetivos da organização.

Mas, embora essa pudesse ser uma possibilidade, não parece ser o caso das demissões recentes. Os headcounts foram anunciados como uma redução de quadro – não como uma substituição de equipe. Ou seja, não tem relação com recontratação de pessoas, mas com o momento de fragilidade do mercado.

  • A bolha de TI explodiu?

Acreditamos que nossa sociedade está radicalmente estruturada em aplicativos, gadgets e sistemas online. Se de fato houver uma crise global, os resultados piorarem e novas ondas de demissão em massa acontecerem, provavelmente teremos reduções nos salários. 

Mas, de início, tudo indica que a bolha de TI não explodiu. A demanda por serviços tecnológicos segue em alta. A tendência é que vejamos apenas uma redução naquele ritmo intenso de crescimento de salários

Remuneração e RH têm que ficar de olho

Se você é profissional de RH e tem a gestão da remuneração sob sua responsabilidade, é possível olhar para esse cenário como uma oportunidade para atrair, engajar e reter talentos. Como? Mostrando que a empresa em que atua é estável, segura, que tem uma boa trilha de carreira, clima agradável e oportunidades de aprendizado.

E acompanhar o mercado de TI se torna mais indispensável que nunca. Além do movimento do mercado econômico, o episódio recente das Big Techs nos ensina uma lição: uma gestão responsável na contratação de pessoas, com planos salariais bem estruturados, pode evitar problemas no futuro para a empresa e seus colaboradores.

Na Consulta Salarial, você tem acesso a pesquisas para a área de TI. Conte com os especialistas da Carreira Muller para sanar suas dúvidas. E lembre-se de que todas as semanas o ConsultAqui traz respostas sobre o universo da Remuneração.

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee