Copa impulsiona vagas temporárias fora de época

A criação de vagas temporárias no final do ano e em locais turísticos durante os períodos de férias é bastante comum. No entanto, um evento da dimensão da Copa do Mundo de Futebol também provoca muitos impactos na economia e, consequentemente, no mercado de trabalho. Para atender a demanda de turistas nacionais e estrangeiros, muitos estabelecimentos precisam fortalecer seu quadro de funcionários. Nesse caso, as vagas temporárias são a melhor solução para suprir a maior quantidade de solicitações de produtos e serviços durante a realização do evento no país.

De acordo com estimativas divulgadas pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, aproximadamente 175 mil vagas temporárias devem ser abertas em função da Copa do Mundo. O número é considerável e suficiente para impactar o mercado de trabalho nacional.

As vagas temporárias, além de serem uma ótima oportunidade para quem está em busca de um emprego, também podem ser úteis para os empregadores. Não é perda de tempo observar e avaliar constantemente um colaborador somente porque ele se desligará da empresa em pouco tempo. Embora o contrato já tenha data para acabar, ele pode ser contratado efetivamente caso seu desempenho esteja de acordo com o que é desejado pela organização.

É preciso estar atento para não perder um possível talento por falta de perícia na avaliação de seu comportamento e das tarefas desempenhadas diariamente. Um colaborador mais antigo pode ter seu rendimento reduzido ao longo dos meses ou anos e essa pode ser a oportunidade de trazer sangue novo à empresa.

Por esse motivo, as vagas temporárias não podem ser consideradas menos importantes do que as efetivas. Tanto o processo de seleção quanto a avaliação constante do trabalho devem acontecer com o objetivo de identificar possíveis colaboradores que possam fazer parte do quadro fixo da empresa em razão de seu bom desempenho.

Não perca esta oportunidade!

Carreira Muller | Construindo Sentidos

 

 

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há a quase 3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Comece o ano com economia no budget: Fevereiro sem imposto

Durante todo o mês de fevereiro os novos contratos fechados terão os valores de impostos revertidos em descontos, podendo chegar em até 15% dos nossos preços atuais de tabela.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee