A contratação na era da Geração Y

A contratação de jovens profissionais, pertencentes à Geração Y, pode ser um desafio para algumas empresas. Isso acontece pela dificuldade em acertar na escolha do perfil profissional e pessoal de cada candidato e também em reter aqueles que, de acordo com diversos estudos, gostam de trocar de emprego constantemente em busca de novos desafios e crescimento profissional.

Por esses motivos, algumas empresas ainda relutam em contratar esses profissionais. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma pesquisa divulgada pelo governo recentemente revelou que a estatística de desemprego no país se manteve em 6,7%. Diante da crise, o número foi comemorado por alguns setores e especialistas. No entanto, a taxa de desemprego entre os jovens fica bem acima da média nacional geral. Para pessoas entre 20 e 24 anos esse número é de 12,2%. Se a margem for ampliada para pessoas com idade entre 16 e 24 anos o valor salta para 14,5%.

De acordo com estudiosos que comentaram a pesquisa, o desemprego é maior entre essa faixa etária pela má reputação que construíram ao longo do tempo.

Apesar de serem considerados criativos, dispostos e conseguirem desenvolver diversas atividades ao mesmo tempo, os jovens da Geração Y também têm a fama de serem impulsivos, muito informais e não mostram muito respeito pela hierarquia. Por isso é preciso que as empresas adaptem seu processo de seleção à realidade vivida por esses jovens. Um exemplo disso é como as redes sociais podem ser utilizadas para fazer um processo de seleção prévio e evitar chamar para uma entrevista pessoal quem não tem os mesmos valores da empresa.

Uma boa dica para a empresa que precisa analisar candidatos jovens e não olhar apenas o currículo, mas também acessar as redes sociais. O LinkedIn é a principal ferramenta profissional utilizada para a procura de emprego e também para a divulgação de vagas. No entanto é recomendável verificar a coerência entre o que postado nessa rede social e em outras mais pessoais como Twitter e Facebook.

Numa era em que muitas das informações pessoais e profissionais estão disponíveis online, é preciso adaptar o processo seletivo a essa nova realidade.

Carreira Muller | Construindo Sentidos

 

 

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee