Deflatores Salariais 2021 - Carreira Muller

Tudo o que você precisa saber sobre Deflatores Salariais

O Brasil possui grandes variações salariais, especialmente quando se trata de cargos em níveis operacionais. As empresas que têm acesso a esses dados saem na frente!

A maioria das empresas utilizam Deflatores

Cerca de 55% das empresas pesquisadas em nosso estudo de mercado sobre o tema afirmaram utilizar os deflatores.

A maioria delas utiliza essas informações para atualizar dados regionais, veja ao lado:

Shiftkey image

Dúvidas Frequentes

Reunimos, abaixo, algumas dúvidas frequentes sobre Deflatores Salariais:

São índices calculados com base nos salários médios por região ou segmento, que mostram o comportamento salarial daquela localidade/setor frente ao mercado nacional, ou outro mercado de referência. São considerados como uma alternativa ao uso de pesquisa salarial em algumas situações bem pontuais.

Recentemente, a Carreira passou a usar a base de dados oficial do Ministério da Economia, que contempla todos os salários do Brasil. Esta mudança na metodologia garante uma amostra mais abrangente e, consequentemente, melhora a precisão dos dados.

Para calcular o deflator, efetuamos comparações entre os salários médios das regiões/segmentos versus o mercado nacional. Exemplo: Salário médio do Município de Campinas: R$2.000 Salário médio Nacional: R$1.500 Para calcular o deflator salarial de Campinas: 2.000/1.500= 1,33 Sendo assim, o deflator do município é +33% (em relação ao mercado nacional).

Posso confiar nesses dados?

Nosso estudo de Deflatores 2021 apresenta dados de todos os cantos do Brasil! Isso é fruto da parceria que temos com a FIPE, garantindo que a Carreira acesse dados salariais de todo o país. O material completo é exclusivo para clientes da ConsultaSalarial®, se quiser saber mais, fale com um de nossos consultores.

Acesse dados de Deflatores por segmento e por estado

Em nosso material, é possível selecionar esses dados como você desejar, seja por segmentações ou por regiões e estados.

Tem mais dúvidas?

Quanto mais diversificado é o país, maiores são as variações de salário. O RH, como responsável por definir e implantar a estratégia salarial, deve conhecer o conceito e aplicabilidade dos deflatores.

Em um levantamento da Carreira Muller, identificamos que mais de 40% das empresas ainda têm dúvidas de como aplicar o índice e como ele é calculado.

Reunimos cinco coisas que você precisa saber sobre Deflatores em nosso artigo:

Deflatores Artigo