Como você está lidando com a crise e planejando a retomada?
Fizemos um estudo especial para compreender o movimento de mercado neste período. Aqui, apresentamos alguns dados e análises deste conteúdo. Confira!
Quanto tempo você tem?
Em nosso estudo, levantamos a prevalência de dos 12 tipos de benefícios mais comuns nas empresas. Confira, ao lado, quais são os cinco mais frequentes
1 hora ou mais
Assista o estudo completo e confira os comentários do nosso especialista.
Três palavras-chave definem nosso estudo. Claro que todos os outros dados de economia e administração da crise são importantes, mas é momento também de chamarmos atenção para esses pilares, que têm ajudado as empresas a manter e reajustar o foco:
Cooperação
72%0
Das empresas pesquisadas não fizeram nenhum desligamento, apesar de cerca de 16% deste total prever demissões, as empresas estão tentando ao máximo evita-las.
Solidariedade
60%0
Mesmo com o impacto no faturamento, essa é a porcentagem de empresas que decidiram fazer algo para ajudar, doando máscaras, álcool em gel, materiais para produção de EPIs e alimentos para hospitais e comunidades carentes
Propósito
63%0
Estão com os times de RH focados as saúde, bem-estar e segurança dos colaboradores

''Neste cenário carente de líderes que inspirem segurança, gostaria de chamar a atenção para a necessidade de, como profissionais de Recursos Humanos, coordenarmos as ações de .enfrentamento da crise, reforçando a relação de confiança entre a empresa e os trabalhadores. Isso é importante para garantir a manutenção do espírito de cooperação, essencial para a continuidade das operações, especialmente num cenário em que boa parte dos trabalhos e das comunicações se darão de forma remota.''
João Resch – Gerente de Pesquisa
Lidando com a Crise
Queda nos faturamentos
Os maiores registros de queda foram nos setores de:
– Bens de Consumo (vestuário, cosméticos, bebidas, alimentos não essenciais)
– Autoindústria e Autopeças
– Serviços (turismo/hotelaria, mercado financeiro, consultorias, concessionárias, hospitais)
– Siderurgias e Metalurgias.
71%0
Das empresas pesquisadas apontaram queda de 25% a 50%
A maioria das empresas evitou os desligamentos
Apesar dos números de queda no faturamento, cuidar dos colaboradores, neste momento de calamidade, tem sido o foco das empresas.
Um exemplo disso é o movimento #naodemita, através do qual mais de 3.700 empresas assumiram o compromisso de manter os empregos por pelo menos dois meses.
- Não foram feitos e não pretendemos fazer (57%)
- Não foram feitos, mas estão previstos (16%)
- Foram desligados até 10% dos colaboradores (16%)
- Foram desligados de 11% e 20% dos colaboradores (8%)
- Foram desligados de 21% e 30% dos colaboradores (2%)
Muitas adaptações foram necessárias
Dentre elas, podemos destacar as medidas propostas pela MP 927
– Teletrabalho
– Antecipação de férias individuais
– Concessão de férias coletivas
– Antecipação de feriados
– Banco de horas
– Suspensão das exigências administrativas em segurança e saúde do trabalho
– Direcionamento do trabalhador para qualificação
– Diferimento dor recolhimento do FGTS
Além dessas, ainda existem as as alterações propostas pela MP936, quanto à redução redução de jornada e Suspensão temporária do contrato de trabalho
A saída foi...
Home Office
- Não implantaram home office (3%)
- Implantaram para todos os colaboradores (14%)
- Implantaram para parte das áreas (77%)
- Implantaram para colaboradores do grupo de risco (6%)
Será que algumas adaptações precisaram ser feitas nomodelo praticado pelas empresas?
Planejando a retomada
Ter um RH multidisciplinar nunca fez tanto sentido
Como não poderia ser diferente, o principal foco do RH tem sido a saúde de seus colaboradores e a definição das ações necessárias para a retomada. Além dos itens acima, o RH tem se concentrado em:
– Comunicação e disponibilidade de informações
– Avaliação e implantação novos modelos de trabalho
– Revisão e digitalização de processos e políticas
– Alinhamento estratégico com o negócio
– Reduções de custo e planejamento financeiro
– Dimensionamento da força de trabalho
– Implantação de treinamentos online
– Desenvolvimento de líderes (gestão a distância)
Confira ao lado quais tópicos tem sido o foco do RH
63% - Segurança e saúde dos colaboradores
17% - Plano de retomada ao trabalho
12% - Manter engajamento dos funcionários
5% - Mantes empregos
3% - Ainda não há planos definidos
Top 3 medidas planejadas para retomada ao local de trabalho
Máscaras
93%0
Higiene
92%0
EPI’S
81%0

O estudo completo tem mais informações sobre:
LIDANDO COM A CRISE:
– Interrupção das operações
– Formação de comitês
– Áreas de maior impacto e faturamento
– Adoção das Medidas Provisórias
– Processos seletivos
– Ajuste nos benefícios
– Home Office
– Medidas de saúde
– Treinamentos
– Controle de Jornada
– Engajamento
PLANEJANDO A RETOMADA:
– Revisão de ações do RH
– Redução de quadro de colaboradores
– Medidas para retomada ao local de trabalho
– Aprendizados
Quais projetos anteriores à crise estão ajudando o RH hoje?
Algumas ações que as empresas já haviam tomado antes da COVID-19 ajudaram a lidar com o novo cenário.
Em alguns casos, este pode ter sido, inclusive, um grande diferencial na gestão da crise.
– Manutenção de Comitês de Risco e Crise / Planos de Contingência
– Planejamento e equilíbrio financeiro
– Estar preparado para Home Office e Flexi Time
– Investimento em tecnologia, transformação digital e automatização
– Equipes de Saúde e Segurança do trabalho preparadas
– Transparência dos resultados e estratégias da empresa
– Comunicação rápida e assertiva
– Agilidade de processos
– Conhecimento prévio do mercado/consumidor
– Investimentos em treinamentos de gestão
– Horizontalização e descentralização da comunicação
– Times multidisciplinares

Talvez essa coisa de ''sobreviver'' às experiências é o que faz com que esses momentos de mudanças sejam tão marcantes nas nossas vidas. Depois de algum tempo a gente nem lembra de como vivíamos antes. Eu gosto de pensar que isso tem um propósito: nos fazer melhores. Melhores como profissionais, como pais, amigos, seres humanos. É como se esse chacoalhão viesse para nos realinhar, para usarmos com mais sabedoria nosso tempo e nossos recursos.
Robinson Carreira – Diretor-presidente da Carreira Muller
Webinar
Reajustando o foco
Confira o webinar completo do estudo, com comentários e análises do nosso Gerente de Pesquisa, João Resch!