Conheça as melhores práticas para criar nomenclaturas de cargos

Durante os projetos, é muito comum escutarmos dúvidas com relação às nomenclaturas de cargos.

Qual a diferença entre um Ajudante e um Auxiliar? Qual dos dois vem primeiro? O Ajudante é assistente do Auxiliar? Qual a diferença entre o Assistente e o Assessor? Um Assessor pode crescer para um Assistente ou vice-versa? – essas são as mais comuns.

É preciso muito cuidado ao criar nomenclaturas, porque elas precisam ser facilmente entendidas pelos colaboradores e, ao mesmo tempo, estar conectadas com as boas práticas do mercado.

Pensando em orientar melhor a criação de nomenclaturas de cargos, selecionei algumas recomendações que enviamos aos clientes e que podem ser úteis para você também!

Veja:

  1. Com certeza, utilizar nomenclaturas que já existem no mercado é o melhor dos cenários. Mas fique atento, porque nem sempre esses nomes podem fazer sentido para a sua empresa. Seguir a tendência e utilizar uma nomenclatura que dificulte a identificação da posição dentro da organização não é interessante.
  2. Procure harmonizar as nomenclaturas entre as áreas e unidades da sua empresa. Assegure-se que funções iguais possuam a mesma nomenclatura de cargo.
  3. Adote nomes facilmente identificáveis, evitando, quando possível, o uso de palavras estrangeiras, siglas internas e denominações pouco descritivas (como é o caso de “Assessor” ou “Ajudante”).
  4. Aplique uma certa padronização interna. Evite aplicar títulos preferidos por pessoas contratadas ou gestores.
  5. Cuidado ao adotar nomenclaturas específicas em algumas áreas e genéricas em outra. Aqui, vale ainda a dica anterior, prefira seguir padrões.
  6. As nomenclaturas devem refletir os principais focos da posição, mas cuidado para não transformar o nome do cargo em uma descrição. Exemplo: Coordenador Produção, Manutenção, PCP e Facilities.
De maneira geral, nomear cargos de forma mais assertiva e eficaz e importantíssimo para o negócio.

Podemos destacar algumas áreas importantes que são impactadas por essa atividade:

Engajamento: a escolha do título de cargo correto impacta na sensação de reconhecimento e engajamento. Sabemos que o nome das posições tem ligação também com a impressão causada pelo cargo. Não adianta, a maioria das estruturas trabalha com hierarquia e as nomenclaturas têm certo valor emocional.

Carreira: é importante padronizar as nomenclaturas para organizar a gestão dos cargos e para comunicar melhor as possibilidades de carreira. Uma vez que a empresa possui os nomes certos para cargos como Analista Junior, Pleno e Sênior, fica mais fácil para o colaborador “se encontrar” na estrutura e trilhar um pano de crescimento. Além do mais, é mais fácil comunicar um Plano quando a casa está organizada.

Por outro lado, pessoas não são propriedades da empresa. É bom pensar também no bem que se faz ao colaborador, dando um nome correto à função que ele desempenha hoje, porque pode ser que, um dia, ele não esteja mais na sua empresa e precise se recolocar no mercado. Com as nomenclaturas de cargo corretas no currículo, isso fica mais fácil.

Comparação com mercado: usar as nomenclaturas corretas facilita a conexão da empresa com mercado, ou seja, fica mais fácil encontrar referências e analisar seu posicionamento, se há uma definição clara, objetiva e padroniza dos nomes dos cargos.

Para saber mais sobre nossa metodologia de Plano de Cargos e Salários, o SalaryMark®, clique aqui. 

Camila Minamide
Consultora de Remuneração 

 

 

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há a quase 3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee