Conheça as melhores práticas para criar nomenclaturas de cargos

Durante os projetos, é muito comum escutarmos dúvidas com relação às nomenclaturas de cargos.

Qual a diferença entre um Ajudante e um Auxiliar? Qual dos dois vem primeiro? O Ajudante é assistente do Auxiliar? Qual a diferença entre o Assistente e o Assessor? Um Assessor pode crescer para um Assistente ou vice-versa? – essas são as mais comuns.

É preciso muito cuidado ao criar nomenclaturas, porque elas precisam ser facilmente entendidas pelos colaboradores e, ao mesmo tempo, estar conectadas com as boas práticas do mercado.

Pensando em orientar melhor a criação de nomenclaturas de cargos, selecionei algumas recomendações que enviamos aos clientes e que podem ser úteis para você também!

Veja:

  1. Com certeza, utilizar nomenclaturas que já existem no mercado é o melhor dos cenários. Mas fique atento, porque nem sempre esses nomes podem fazer sentido para a sua empresa. Seguir a tendência e utilizar uma nomenclatura que dificulte a identificação da posição dentro da organização não é interessante.
  2. Procure harmonizar as nomenclaturas entre as áreas e unidades da sua empresa. Assegure-se que funções iguais possuam a mesma nomenclatura de cargo.
  3. Adote nomes facilmente identificáveis, evitando, quando possível, o uso de palavras estrangeiras, siglas internas e denominações pouco descritivas (como é o caso de “Assessor” ou “Ajudante”).
  4. Aplique uma certa padronização interna. Evite aplicar títulos preferidos por pessoas contratadas ou gestores.
  5. Cuidado ao adotar nomenclaturas específicas em algumas áreas e genéricas em outra. Aqui, vale ainda a dica anterior, prefira seguir padrões.
  6. As nomenclaturas devem refletir os principais focos da posição, mas cuidado para não transformar o nome do cargo em uma descrição. Exemplo: Coordenador Produção, Manutenção, PCP e Facilities.
De maneira geral, nomear cargos de forma mais assertiva e eficaz e importantíssimo para o negócio.

Podemos destacar algumas áreas importantes que são impactadas por essa atividade:

Engajamento: a escolha do título de cargo correto impacta na sensação de reconhecimento e engajamento. Sabemos que o nome das posições tem ligação também com a impressão causada pelo cargo. Não adianta, a maioria das estruturas trabalha com hierarquia e as nomenclaturas têm certo valor emocional.

Carreira: é importante padronizar as nomenclaturas para organizar a gestão dos cargos e para comunicar melhor as possibilidades de carreira. Uma vez que a empresa possui os nomes certos para cargos como Analista Junior, Pleno e Sênior, fica mais fácil para o colaborador “se encontrar” na estrutura e trilhar um pano de crescimento. Além do mais, é mais fácil comunicar um Plano quando a casa está organizada.

Por outro lado, pessoas não são propriedades da empresa. É bom pensar também no bem que se faz ao colaborador, dando um nome correto à função que ele desempenha hoje, porque pode ser que, um dia, ele não esteja mais na sua empresa e precise se recolocar no mercado. Com as nomenclaturas de cargo corretas no currículo, isso fica mais fácil.

Comparação com mercado: usar as nomenclaturas corretas facilita a conexão da empresa com mercado, ou seja, fica mais fácil encontrar referências e analisar seu posicionamento, se há uma definição clara, objetiva e padroniza dos nomes dos cargos.

Para saber mais sobre nossa metodologia de Plano de Cargos e Salários, o SalaryMark®, clique aqui. 

Camila Minamide
Consultora de Remuneração 

 

 

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee