Como não errar na nomenclatura de cargos

A nomenclatura dos cargos é como uma etiqueta: serve para identificar a posição ocupada, mas também indicar responsabilidades, expectativas e até mesmo o lugar do profissional na hierarquia organizacional. 

No entanto, muitas vezes nos deparamos com títulos que causam mais dúvida que certeza quanto às funções reais do cargo. É isso o que nos conta Camila Minamide, Coordenadora de Remuneração da Carreira Muller, no 86º episódio do ConsultAqui.

Os principais insights da conversa trazemos para esse conteúdo, com intenção de mostrar o real impacto que a nomenclatura dos cargos tem nas empresas. Para começar, vamos de exemplos.

Nomenclaturas de cargos que podem causar confusão

Assessor administrativo é um exemplo clássico de título que nos leva a diversas interpretações. Pode ser tanto um cargo de entrada, auxiliando analistas (como um assistente administrativo), quanto uma posição tática, assessorando altos executivos.

“Brinco que, se você leva mais de 1 minuto para explicar a nomenclatura do seu cargo, é porque tem alguma coisa errada. Nesse caso, sempre é melhor encontrar uma alternativa”, diz Camila.

A falta de clareza da nomenclatura do cargo pode causar confusão (e incômodo!) para os colaboradores. Afinal, eles gostam de entender como os diferentes títulos de cargos se comparam e se distinguem uns dos outros. Especialmente quando há variações entre nomes dos cargos em diferentes empresas ou setores. 

Vamos dar outro exemplo: há empresas que têm assistentes administrativos em uma área e auxiliares administrativos em outra, realizando atividades similares. Ou ajudante-geral em uma planta e auxiliar-geral em outras. São diferenças aparentemente sutis, de somente uma palavra, mas que podem gerar grande ruído na empresa.

“É importante que a nomenclatura seja consistente e clara dentro de uma organização para garantir a harmonização e padronização entre as áreas. Isso ajuda os colaboradores a entenderem melhor suas posições e expectativas, resultando em uma cultura organizacional coesa”, diz Camila.

E isso também vale para cargos técnicos e executivos.

Já parou para pensar em qual é a diferença entre gerente, gestor e head dentro de uma mesma empresa? Quem é chefe de quem? 

São títulos que podem gerar interpretações distintas sobre o nível de autoridade de cada posição. E a hierarquia precisa ser facilmente identificada, tanto para o report diário quanto para evitar confusões sobre a progressão de carreira.

Por que título de cargo impacta na progressão de carreira?

Imagine que você tem uma área com operador A, B e C, seguindo a ordem decrescente (o C é o nível mais avançado), e outra área com operador I, II e III, seguindo a ordem crescente (o I é o mais avançado). 

A confusão se instaura. 

Quanto os títulos de cargos são consistentes e reconhecíveis, há maior transparência e comunicação tanto dentro quanto fora da empresa. Os colaboradores conseguem entender melhor onde se encaixam na estrutura organizacional e como podem progredir em suas carreiras.

“E, para esse caso em específico, a nossa dica é sempre considerar a ordem crescente na nomenclatura do cargo: I sendo o menor e III sendo o maior. Isso porque, se houver a necessidade de avançar na família do cargo, você terá a opção de criar o IV, V, VI e assim por diante”, explica Camila.

Qual o impacto da nomenclatura de cargos nas empresas?

Além de refletir as reais atribuições do cargo, contribuir para melhor visualização da progressão de carreira e evitar ruídos, há três situações em que olhar com atenção para nomenclaturas é de extrema importância. São elas:

  1. Recrutamento eficaz: nomenclaturas precisas ajudam os recrutadores a atrair bons candidatos, com as experiências e habilidades que o cargo de fato exige.
  2. Conformidade legal: nomenclaturas bem definidas minimizam ruídos e, consequentemente, riscos de passivo trabalhista.
  3. Job matching: as nomenclaturas de cargo são a chave para o benchmarking e análise de mercado. São elas que ajudam a comparar os cargos dentro da organização e também cargos similares em outras empresas.

E quando temos nomenclaturas regionais ou pouco convencionais?

Sim, há empresas que praticam nomenclaturas diferentes em suas plantas, respeitando os costumes regionais. Por exemplo: em uma região, a mesma empresa usa campeiro e vaqueiro; em outra, auxiliar de agropecuária.

Isso pode ajudar a promover um senso de pertencimento e identidade entre os colaboradores, e demonstra sensibilidade cultural e adaptabilidade por parte das empresas. 

Ao mesmo tempo, pode haver desarmonização entre as plantas, aumentar o número de cargos para a gestão de cargos e salários, entre outros desafios. A dica é sempre avaliar os prós e contras para tomar a melhor decisão.

E há também exemplos de nomenclaturas pouco convencionais, conforme mostramos na tabela abaixo. 

Como não errar na nomenclatura de cargos

 

Para Camila, essa pode até ser uma abordagem interessante e criativa, especialmente em ambientes de trabalho mais descontraídos ou que valorizam a inovação e originalidade. 

“Reforça uma cultura única da empresa e agrega senso de missão e orgulho nas pessoas. Mas não podemos nos esquecer que também pode trazer alguns desafios, como subjetividade e confusão em termos de responsabilidades e expectativas do cargo”, diz Camila.

Para refletir: para quem responde uma Diretora de Primeiras Impressões se na hierarquia convencional um diretor responde somente para o presidente?

Portanto, essa é uma situação que pode ser potencialmente confusa, desencorajar possíveis candidatos à vaga e dificultar o job matching

Tendências: a evolução da nomenclatura dos cargos

Com o avanço da tecnologia e mudanças nas práticas de mercado, novas nomenclaturas de cargos surgem para refletir as demandas do momento. E isso é muito necessário! — principalmente na área de TI, com novos títulos como especialista em aprendizagem de máquinas, cientista de dados, analista de segurança da informação, entre tantos outros.

“Vi muitas empresas que não revisitaram as nomenclaturas na área de tecnologia e acabaram perdendo talentos que se sentiram desmotivados e desvalorizados pelo seu cargo”, conta Camila.

Fato é que os colaboradores valorizam nomenclaturas que refletem com precisão suas responsabilidades e contribuições. Então ter títulos de cargos adequados pode contribuir significativamente para a vantagem competitiva da empresa: traz clareza organizacional, facilita o recrutamento e retenção de talentos, promove uma cultura de transparência e fortalece a reputação da empresa no mercado de trabalho.

Quer revisitar a nomenclatura dos cargos da sua empresa de maneira precisa e consistente? Podemos te ajudar! Fale com nosso time comercial!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee