Como determinar a necessidade da família de cargos

Visualmente, é muito bonito quando vemos uma Trilha de Carreira com a família de cargos (Júnior, Pleno e Sênior) desenhada em todas as áreas da empresa, mas sabemos que isso nem sempre é aplicável.

Sempre existirão áreas em que só há demanda para atividades de baixa complexidade, onde um Júnior poderá, tranquilamente, assumir a responsabilidade pela execução das tarefas; ou áreas com trabalhos extremamente complexos, onde não é possível formar/capacitar um profissional internamente, criando a necessidade de contratar um profissional com mais experiência.

Um ponto importante a se considerar é que, quando a família de cargos é utilizada de forma errada, os colaboradores logo percebem brechas na estrutura.

Por exemplo, se uma área tem um cargo Sênior, mas não há ocupante e nem vaga disponível há anos, isso gera desconfiança. As pessoas passam a olhar a estrutura como mera formalidade, impactando o clima organizacional e a confiança na própria Trilha de Carreira.

Separei alguns pontos que devem servir de reflexão para determinar se sua estrutura precisa, ou não, de uma família de cargos completa:

  • A área em questão possui um Assistente e um Analista? Se sim, provavelmente, ela comportará um Júnior para promover a carreira, já que um Assistente poderá crescer para Analista Júnior.
  • Há atividades que possam ser atribuídas a um profissional recém-formado ou com pouca experiência? Se sim, cabe um Júnior.
  • Se é possível descrever atividades específicas para um Júnior e elas são diferentes de um Pleno, isso indica que há espaço e demanda para um Júnior.
  • Na prática, um Júnior e um Pleno realizam atividades diferentes? Se, em menos de um ano, todos estiverem fazendo a mesma coisa, provavelmente não há necessidade de um Pleno.
  • Na área, há atividades tão complexas que seja necessário um profissional com pelo menos cinco anos de experiência após a graduação para realizá-las? Se a resposta for sim, provavelmente você precisa de um Sênior.
  • É necessária uma cadeira que exerça a liderança técnica? Se há uma equipe com Juniores e Plenos, onde o Gestor da área não consiga acompanhá-los diariamente nas dúvidas e orientações técnicas, provavelmente você precisa de um Sênior na área.
Costumamos brincar muito com a expressão que sempre ouvíamos das nossas mães quando éramos crianças: você não é todo mundo. Isso vale também na hora de determinar se sua estrutura comporta, ou não, uma família de cargos completa!

Se interessa pelo assunto? Nosso blog, temos mais um texto interessante sobre família de cargos em um contexto bem específico, o de Engenheiros. Veja aqui. 

Camila Minamide 
Consultora de Remuneração

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee