Como as empresas estão tratando os benefícios na crise

Muitas das empresas que estão com seus colaboradores trabalhando em casa, tiveram dúvidas quanto à revisão dos benefícios e da necessidade de formalização deles.

Não existe previsão, em lei, que exija qualquer modificação no pacote de benefícios durante a pandemia. Cada empresa está avaliando seus diferentes tipos de contratos e definindo as alterações que julgam necessárias, respeitando regras definidas por acordos coletivos.

Em nosso estudo de Crise e Retomada 2020, identificamos que 25% das empresas optaram pela revisão dos benefícios, incluindo, principalmente, ajuda de custo com telefone e internet (22%) e inclusão de crédito adicional para alimentação (23%). Dentre os itens que foram retirados do pacote por conta dos novos formatos de trabalho adotados a pandemia, destacamos a suspensão do vale combustível e vale transporte (36%).

Vale ressaltar que algumas dessas modificações nos benefícios são grandes oportunidades para as empresas utilizarem melhor seus recursos, atuando também com mais assertividade na hora de contribuir para o bem-estar dos colaboradores.

Não existem regras a serem seguidas, considerando os diferentes segmentos e contextos de negócio. O que está sendo levado em consideração é o engajamento das pessoas. Isso, é claro, priorizando questões cruciais do momento, como a saúde dos colaboradores e o fornecimento de ajudas de custo, além da manutenção do contrato entre as partes, mesmo que com alguns ajustes.

Isso porque, apesar de não haver necessidade de formalizar tais alterações em contrato, é essencial que tudo seja bem comunicado. Precisam ficar claras quaisquer mudanças de valores, formas de pagamento e prazos.

Flexibilização dos benefícios

Nós já falamos aqui sobre como é importante que as empresas adotem mais flexibilidade (link texto), e nós acreditamos que essa regra vale também para os benefícios.

Alguns provedores já oferecem soluções onde a empresa credita um valor no cartão do colaborador e ele adapta o uso de acordo com suas necessidades individuais.

Durante o período de crise, a Vee Digial identificou alguns padrões de utilização por parte dos colaboradores. Confira neste artigo aqui.

Além da situação dos benefícios em período de crise, nós desenvolvemos, anualmente, um estudo completo sobre o tema.

Neste levantamento em questão, identificamos também alguns novos formatos, veja:

Dados levantados no estudo Benefícios 2020, da Carreira Muller

Seja para encarar um período complicado ou para manter o nível de engajamento e satisfação dos colaboradores, a revisão e atualização dos benefícios é, com certeza, fundamental para a gestão de pessoas!

Débora Morilha
Consultora de Remuneração

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Viva uma experiência inédita no Quinto dia Útil!

Participe dos bastidores do nosso podcast em uma imersão presencial, assistindo à 4 entrevistas em primeira mão, se conectando com outros profissionais da comunidade e com a chance de subir ao palco e fazer perguntas diretamente aos convidados!

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee