Candidato com mestrado profissional é mais competente?

Os cargos de gestão exigem profissionais competentes e com uma boa visão gerencial. É claro que quanto mais preparado ele for, melhor será seu desempenho e os resultados para empresa. Durante um processo de seleção, uma das maneiras de o RH avaliar se o candidato está ou não pronto para a vaga é analisar com atenção seu currículo. Um mestrado profissional é um ótimo indicativo de que ele é especialista no que faz e tem conhecimento sobre o assunto. Mas será mesmo que um mestrado profissional basta para fazer um profissional competente?

Números divulgados no último final de semana pelo jornal Folha de S. Paulo indicam que não necessariamente. O veículo de comunicação tabulou os resultados das duas últimas avaliações realizadas pelo Capes, órgão do governo responsável pelos cursos na área de pós-graduação. Os resultados mostraram que em 2013 somente 29 mestrados profissionais atingiram a excelência, de um total de 397 cursos. Em 2010, os considerados excelentes eram 25 de um universo de 243, ou seja, 10,3%. Para completar, na última avaliação do Capes 14 cursos receberam notas muito baixas e poderão ser fechados.

Os números mostram que apesar dos cursos de mestrados profissionais terem crescido no país, a qualidade deles ainda deixa a desejar. Por esse motivo, contratar um “funcionário mestre” não quer dizer, necessariamente, uma boa escolha para o cargo.

Vale avaliar tanto a escola em que o funcionário cursou a graduação quanto as instituições onde realizou cursos livres ou pós-graduação. Um profissional formado em uma boa universidade pode ser muito mais competente do que outro que, apesar de ter feito pós- graduação, não teve uma boa base no curso universitário.

É claro que além da análise do currículo, os RHs das empresas devem sempre ter em mão ferramentas que auxiliem no processo de recrutamento e seleção e exponham quais são as qualidades técnicas e comportamentais dos candidatos. Mas sempre vale lembrar que os cursos e títulos do currículo são bons indicativos, mas não suficientes para avaliar sua competência.

Carreira Muller | Construindo Sentidos

 

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee