Candidato com mestrado profissional é mais competente?

Os cargos de gestão exigem profissionais competentes e com uma boa visão gerencial. É claro que quanto mais preparado ele for, melhor será seu desempenho e os resultados para empresa. Durante um processo de seleção, uma das maneiras de o RH avaliar se o candidato está ou não pronto para a vaga é analisar com atenção seu currículo. Um mestrado profissional é um ótimo indicativo de que ele é especialista no que faz e tem conhecimento sobre o assunto. Mas será mesmo que um mestrado profissional basta para fazer um profissional competente?

Números divulgados no último final de semana pelo jornal Folha de S. Paulo indicam que não necessariamente. O veículo de comunicação tabulou os resultados das duas últimas avaliações realizadas pelo Capes, órgão do governo responsável pelos cursos na área de pós-graduação. Os resultados mostraram que em 2013 somente 29 mestrados profissionais atingiram a excelência, de um total de 397 cursos. Em 2010, os considerados excelentes eram 25 de um universo de 243, ou seja, 10,3%. Para completar, na última avaliação do Capes 14 cursos receberam notas muito baixas e poderão ser fechados.

Os números mostram que apesar dos cursos de mestrados profissionais terem crescido no país, a qualidade deles ainda deixa a desejar. Por esse motivo, contratar um “funcionário mestre” não quer dizer, necessariamente, uma boa escolha para o cargo.

Vale avaliar tanto a escola em que o funcionário cursou a graduação quanto as instituições onde realizou cursos livres ou pós-graduação. Um profissional formado em uma boa universidade pode ser muito mais competente do que outro que, apesar de ter feito pós- graduação, não teve uma boa base no curso universitário.

É claro que além da análise do currículo, os RHs das empresas devem sempre ter em mão ferramentas que auxiliem no processo de recrutamento e seleção e exponham quais são as qualidades técnicas e comportamentais dos candidatos. Mas sempre vale lembrar que os cursos e títulos do currículo são bons indicativos, mas não suficientes para avaliar sua competência.

Carreira Muller | Construindo Sentidos

 

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há a quase 3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee