Business Partner: ele é importante para a sua empresa!

Nunca falou-se tanto em “gestão de engajamento” como nos últimos anos. Na teoria, isso significa colocar em convergência os propósitos da empresa e do colaborador. Mas, e na prática? Em 1980, David Ulrich, o guru da gestão de pessoas e autor do livro Human Resource Champions (Recursos Humanos Vencedor), lançou o conceito de Business Partner (BP), que seria a figura responsável por realizar o alinhamento entre as necessidades da empresa e da gestão de pessoas.

O problema é que de lá pra cá, nesses mais de 30 anos, muitas empresas ainda encontram dificuldade para identificar esse profissional e desenvolver essa função dentro da sua organização. De maneira direta, o Business Partner é um profissional com visão generalista, de presente e futuro, que busca aproximar o departamento de Recursos Humanos das áreas de negócios. Isso significa que ele não só precisa deter o conhecimento dos subsistemas de RH, mas também do próprio negócio para poder discutir soluções estratégicas para a empresa.

No dia a dia de um BP, cerca de um terço do seu tempo é gasto trabalhando com dados. Além disso, ele deve atuar como um conselheiro do executivo para todos os assuntos ligados ao negócio e às pessoas, para que a relação entre os especialistas das áreas e os executores dos processos esteja em equilíbrio.

É por isso que, entre as suas principais características, está a flexibilidade para trafegar entre os setores da organização e o RH, avaliando possíveis falhas na liderança e executando ações de capacitação.

Conheça outras características do Business Partner:

Além disso, ele também pode ser fundamental para aumentar os ganhos da corporação. Em 2016, a CEB, consultoria global de benchmarking, fez um levantamento que indicou que as organizações com Business Partners eficientes reportam um aumento de até 10% na receita e um acréscimo médio de 9% no lucro. E, com o mercado cada vez mais dinâmico, contar com os recursos de um BP contribuirá para o impacto positivo na imagem da empresa e no clima organizacional – colaboradores percebem que estão sendo valorizados e podem ser ouvidos por causa da rapidez no feedback, queda de turnover e direcionamento mais eficaz dos investimentos em capacitação das equipes.

Com o tempo, os profissionais de Recursos Humanos com perfis de especialistas, passam a considerar que uma atuação mais estratégica dentro do ambiente corporativo, como os Business Partners, acaba se tornando uma das funções mais promissoras do RH moderno.

E a sua empresa? Será que ela já percebeu a importância do BP para alavancar as estratégias?

 

Receba nossos materiais e publicações

 

Carreira Muller | Construindo Sentidos

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee