Após programa de trainee, qual cargo esse profissional assume na empresa?

Os Programas de Trainees, voltados para recém formados, são sempre bastante disputados. Alguns chegam a contar com mais de mil jovens concorrendo a uma mesma vaga, e a razão para tanto interesse dos candidatos costuma ser traduzida pela boa remuneração e oportunidade de desenvolvimento dentro da companhia.

Para as empresas são excelentes formas de captarem e reterem os melhores jovens profissionais que as universidades começam a despejar no mercado. A busca é por aqueles altamente qualificados e que tenham o perfil adequado às suas necessidades. Além do conhecimento teórico adquirido na faculdade, os candidatos às vagas de trainees também são avaliados em sua maturidade e postura conforme a exigência da função para a qual estão sendo preparados. Como a expectativa, tanto da organização quanto do candidato é alta, o processo de seleção exige grandes margens de acerto, fazendo com que essas etapas, na maioria das empresas, sejam diferenciadas em relação as dos demais cargos.

Com um período de formação, que varia de 1 a 3 anos, os contratados recebem treinamentos e participam de cursos destinados ao aperfeiçoamento para desempenho de funções-chave ou estratégicas da empresa. Com tanto investimento no profissional é natural que sejam oferecidos inúmeros atrativos para a retenção desses talentos, como job rotation, acompanhamento com coaching, oportunidades de trabalho no exterior e desenvolvimento acelerado.

Mas e depois que esse profissional já passou pelo disputado e rigoroso processo de seleção, dedicou parte importante de sua vida profissional à companhia, conhece a fundo seus mais diversos setores, assimilou a cultura da empresa e está preparado para assumir posição estratégica nela, qual cargo ele assume?

Para responder esta questão e auxiliar as organizações na definição de melhores práticas para seleção, contratação e retenção deste público, todo ano a Carreira Muller desenvolve um estudo exclusivo sobre os Trainees. A edição 2015 acabou de ser publicada e traz dados muito importantes, inclusive sobre a média salarial deles por todo o país.

Realizada com mais de 1.000 organizações multinacionais e nacionais de diversos setores que hoje operam em todo território brasileiro, a pesquisa apontou que 25% empresas pesquisadas possuem programas de trainee; destas, 82% possuem atualmente trainees no programa.

De acordo com o estudo, todo o processo diferenciado pelos quais eles passam realmente se justifica, pois os cargos assumidos após o término do programa são efetivamente os mais estratégicos, com 32% dos profissionais recebendo cargos de gestão e apenas 22% com cargos de analistas.

Entre as posições mais usuais ocupadas após o término do programa estão:

Gerência – 7%

Especialista – 31%

Analista – 22%

Coordenação – 25%

Outro – 15%

Esta é apenas uma prévia das informações que o Estudo Trainee oferece. Quer saber mais? Clique aqui.

 

Carreira Muller | Construindo Sentidos

 

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee