Sua empresa sempre começa o ano contratando? Algum funcionário que você queria reter encontrou um novo emprego e abandonou o barco?
Uma pesquisa anual feita pelo grupo Right Management mostrou que 80% dos trabalhadores dos EUA e do Canadá pretendem trocar de emprego no começo de 2014. O alto índice mostra que muitas pessoas não estão satisfeitas com o trabalho, seja pela pressão, seja pelas promessas não cumpridas. Para não perder talentos, as empresas devem se manter competitivas perante o mercado, assim como seus funcionários. Para tanto, é preciso montar e manter atualizado um plano de carreira para cada cargo, e atualizá-lo constantemente, de acordo com a movimentação da economia.
Um aspecto complementar ao plano de carreira é deixá-lo bem claro para o colaborador, mostrando o que é necessário para ir crescendo na empresa e o que ele pode esperar de cada nova promoção. Caso ela possa ser obtida antes do tempo, através de resultados, é bom expor isso a ele, para que este se dedique para conseguir a promoção. Porém, é bom conversar todos os detalhes, para não frustrar ninguém a ponto de sair da empresa!
E a dica final é: cumpra o que prometeu, sempre. Nada é mais decepcionante para um funcionário do que uma expectativa não atingida, que o fará duvidar das próximas promessas e com certeza vai empurrá-lo para outra. Investir em talentos é investir na empresa!
Carreira Muller | Construindo Sentidos