Analisamos os requisitos de promoção mais comuns

Em nosso estudo sobre Políticas e Práticas de Remuneração, levantamos muitas informações importantes referentes à administração salarial, práticas de promoção e mérito, Avaliação de Desempenho e demais questões ligadas ao Plano de Cargos e Salários.

Para acessar a versão completa do estudo, fale com a gente!

Neste texto, destaco algumas observações importantes sobre os critérios de elegibilidade na promoção de pessoas. Veja o gráfico abaixo:

Fonte: Estudo Políticas e Práticas de Remuneração 2020, da Carreira Muller
Fonte: Estudo Políticas e Práticas de Remuneração 2020, da Carreira Muller

Para começar a analisar este gráfico, vou focar em dois pontos: disponibilidade de vagas (65,29%) e de orçamento (51,76%). Percebemos que o controle orçamentário representa parte considerável da preocupação das empresas e isso, somado a disponibilidade de vagas, são requisitos importantes para controlar o número de posições na organização, caso contrário, com o tempo a empresa passa a ter somente cargos seniores na estrutura.

Por outro lado, sabemos que o simples fato de a empresa possuir vagas disponíveis não deveria determinar as escolhas para promover alguém. Isso precisa estar bem alinhado com as Avaliações de Desempenho (58,24%), segundo item mais considerado pelas empresas, segundo a análise do gráfico.

Quando a empresa já possui um “desenho” das posições, ou seja, tem uma política de Cargos e Salários com bom entendimento da estrutura de cargos da organização, no momento de pensar em promoções usando a Avaliação de Desempenho como régua, é fundamental verificar possíveis “gaps” na relação pessoa x cargo.

Quero chamar a sua atenção para um ponto importante aqui. Na análise, notamos que, apenas 28,82% das empresas, consideram o “posicionamento na faixa” como requisito para elegibilidade. No entanto, se analisarmos o conceito de posicionamento, este número deveria ser maior.

Ao falarmos de faixa salarial, consideramos o início para admissões e/ou promoções e, ao passo que o colaborador ganha experiência e evolui no cargo, ele caminha aproximando-se, cada vez mais, do 100% (quando a entrega e o desempenho estão maduros o suficiente para justificar esta posição). Neste caso, faria sentido a elegibilidade para promoção até o próximo nível, quando o colaborador atingir este 100%.

Entenda mais com essa ilustração:

Foi muito interessante observar o volume com que cada item, apontado no gráfico, é considerado nos momentos de promoção, porque isso dá uma ideia melhor de como as organizações têm ganhado “corpo” nesta administração, deixando de considerar apenas evoluções automáticas – pautadas, principalmente, por fatores de tempo (no cargo e na empresa).

Isso é um mindset valioso, quando se pensa em RH estratégico!

Renan Veríssimo
Consultor de Remuneração

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee