Absenteísmo e qualidade de vida

Independente do segmento de atuação ou porte, as empresas estão sujeitas a um problema em comum: o absenteísmo. A ausência de funcionários durante o expediente resulta em reflexos bastante prejudiciais para o local em que ele trabalha. Alguns são mais imediatos, como atraso em entregas. Quando a falta do colaborador se prorroga por mais tempo, leva a outros problemas de performance para a equipe, perda de qualidade do que é entregue, comprometimento do resultado e, é claro, prejuízo para a companhia.

Entender porque ele ainda é tão recorrente e estabelecer práticas para combatê-lo é, portanto, uma preocupação constante da maioria dos departamentos de Recursos Humanos. Um estudo realizado pela Carreira Muller no final do ano passado levantou os indicadores e práticas que mais influenciaram a área de gestão de pessoas, dentre eles, o absenteísmo.

Entre suas causas mais comuns estão doenças, motivos familiares e dificuldades financeiras. Mas não são apenas os problemas pessoais que estão nesta lista. Clima organizacional ruim, falta de motivação e falta de infraestrutura na empresa figuram entre itens que também levam ao absenteísmo.

Na busca para evitá-lo, muitas empresas têm investido em programas de qualidade vida, e a equipe de RH tem adaptado suas políticas e práticas a esse conceito. Dentre as mais usuais estão:

. Assistência ao trabalhador e seus familiares para resolução de problemas pessoais como tabagismo, alcoolismo, drogas, depressão, stress;

. Auxílio em questões legais tais como divórcios, guarda de filhos, inventários;

. Orientação financeira, para melhor equilíbrio do orçamento familiar;

. Acesso à academia de ginástica, à nutricionista, bons ambientes para recreação;

. Bom ambiente de trabalho;

. Eventos que estimulem a integração fomentando as relações humanas dentro da empresa;

. Possibilidade de home office e/ou horários flexíveis;

De acordo com Marco Schanoski, diretor da Carreira Muller, a iniciativa em se investir em qualidade de vida deve ter como objetivo promover o bem-estar e desenvolver um ambiente que estimule e dê suporte ao profissional. “O resultado será uma melhor integração dele com a equipe que trabalha e também com a própria família, já que acaba extrapolando o ambiente empresarial”, explica. Para ele, outros benefícios serão maior motivação e produtividade, satisfação pessoal no ambiente de trabalho, além da conscientização sobre sua saúde.

Portanto, o clima organizacional será amplamente melhorado. “É inclusive mais fácil atrair e reter pessoas/talentos quando fica nítida a preocupação da empresa com a vida pessoal e profissional daqueles que fazem parte dela”, finaliza. A melhora também terá reflexo na imagem corporativa dela perante colaboradores, consumidores e demais stakeholders, na medida em que será vista como instituição que se preocupa com o bem-estar de todos.

Números do Absenteísmo

Alguns estudos mostram que os índices considerados adequados para não prejudicar a companhia giram em torno 2,0% a 2,5%, mas dependendo do setor empresarial números mais altos de até 4% são aceitáveis. No estudo da Carreira Muller, em 2014, em algumas regiões e na maioria dos segmentos analisados, os índices ficaram abaixo de 2,0%.

Carreira Muller | Construindo Sentidos

 

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee