7 Dicas para manter o seu profissional engajado

Uma pesquisa realizada pela Marcus Buckingham Company apontou que 16% dos profissionais brasileiros estão totalmente engajados em seu trabalho. Apesar dos números parecerem baixos, eles colocam o país em terceiro lugar no ranking feito pelo estudo – em segundo aparece a Índia, com 17%, e em primeiro estão empatados com 19% os Estados Unidos e a China. A pesquisa foi feita com mil colaboradores de 13 países, entre eles Brasil, EUA, Canadá, China, Austrália, Reino Unido, México, Argentina, Itália, Espanha, Índia, França e Alemanha.

A notícia, que foi destaque no site da Gestão Melhor de Pessoas, trouxe informações sobre como foi medido esse engajamento: com base no índice de colaboradores que são dedicados aos propósitos da empresa, certos da sua definição de excelência, confiantes na ajuda de colegas e animados com o futuro da companhia. O relatório também divulgou que a possibilidade de usar seus pontos fortes na rotina diária é a definição mais comum de engajamento entre os funcionários de todo o mundo.

Com as informações da pesquisa, ficou claro que 3 pontos são importantes no momento de priorizar ações e políticas que motivem os seus colaboradores: são mais engajados aqueles que acreditam e gostam do local em que trabalham, que têm um bom relacionamento com os demais membros da equipe e que veem um futuro próspero para o seu local de trabalho.

As empresas hoje sabem que questões relacionadas à capacitação, clima organizacional e valorização profissional são imprescindíveis para que seus funcionários se mantenham satisfeitos e comprometidos com os rumos da empresa. E para auxiliá-los fazerem deles pessoas realmente determinadas, separamos 7 dicas ideais para quem quer desenvolver práticas voltadas ao desenvolvimento humano. Confira!

Conheça seu colaborador:

Conhecer suas habilidades e competências é muito importante para saber como explorar seus conhecimentos, para estimulá-lo a cumprir as atividades com eficiência e ter a certeza de que ele fará tudo de maneira mais confortável e estará confiante;

Acompanhe e reconheça:

Muitas vezes, a frustração do colaborador está relacionada ao não reconhecimento pelo bom trabalho que ele realiza. Por isso, os gestores e/ou líderes precisam monitorar e recompensar seus colaboradores, para que mais do que cumprir tarefas, eles queiram superar limites!

Dê feedback:

É com ele que você alinhará a expectativa entre empresa e colaborador, além de promover um crescimento profissional, com novas competências e desafios diferenciados bem explicados;

Estabeleça metas e recompensas:

É preciso que o colaborador entenda as metas da empresa e o que ele vai conseguir ao alcançá-las – aqui o desempenho está intimamente ligado ao reconhecimento que a pessoa terá. Um conceito muito interessante a ser implantado é a remuneração estratégica, que vai além do financeiro, com ações pensadas e planejadas levando em conta os objetivos da empresa e os anseios de seus colaboradores, criando um vínculo entre eles;

Crie um significado:

É preciso que o funcionário veja significado na tarefa que desempenha, pois o salário que ele receberá no final do mês isoladamente não fará toda a diferença – entender o porquê de estar realizando aquela ação ou desempenhando determinada função – e acreditar naquilo! -, é muito mais importante!

Incentive o espírito de equipe:

Trabalhar em equipe é a melhor maneira de levar o time para uma única direção, pois com a consciência da importância da coletividade, os resultados são sempre maiores do que aqueles alcançados individualmente. Para isso, um ambiente de trabalho agradável é a base de tudo;

Trace um plano de carreira:

Um dos principais fatores de retenção é a perspectiva de crescimento na organização, afinal ninguém quer ficar estagnado, sem saber para onde vai. Empresas que têm um plano de carreira melhor estruturado têm grandes possibilidades de atrair bons profissionais e mantê-los. O plano deve indicar as qualificações necessárias para que pessoas alcancem os cargos almejados.

Carreira Muller | Construindo Sentidos

 

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Viva uma experiência inédita no Quinto dia Útil!

Participe dos bastidores do nosso podcast em uma imersão presencial, assistindo à 4 entrevistas em primeira mão, se conectando com outros profissionais da comunidade e com a chance de subir ao palco e fazer perguntas diretamente aos convidados!

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee