Um plano de remuneração eficiente começa com alicerce e planejamento

Experiente ou iniciante: qual a melhor opção na hora de contratar?
19/04/2017
Como você descreveria a página da sua empresa nas redes sociais?
10/05/2017

Em muitos momentos da nossa vida, tomamos o cuidado de fazer as coisas depois de pensar bem a respeito e considerar diversos caminhos. Por exemplo, se você quer aumentar a sala da sua casa, não começa a obra simplesmente quebrando as paredes para, só depois, pensar no resultado final, colocar os alicerces e subir os muros. É preciso pensar na planta primeiro, contratar mão de obra especializada e calcular os gastos com calma. Se você pensa assim sobre a reforma de uma casa, por que não fazer desta forma também quando o assunto é a estrutura de remuneração da sua empresa? Isso porque, em muitos casos, as organizações começam a estruturar o plano de cargos e salários sem criar um alicerce, sem definir a estratégia e o planejamento, indo, por exemplo, direto para a descrição de seus cargos.

“Durante muitos anos, o mercado não tinha referências de comparação e, por isso, era comum começar um plano de cargos e salários pela descrição das funções, pois os parâmetros precisavam ser criados. Mas hoje, o mercado é quem dita as regras, influenciando, diretamente, os negócios. Sendo assim, é preciso instituir uma visão ‘de fora para dentro’. Ou seja, descobrir o que as pessoas desejam, o que o mercado precisa. Um olhar panorâmico garante a eficácia das táticas de remuneração e a retenção de talentos. Exatamente por isso, um plano de cargos e salários bem-sucedido começa com a organização lógica das funções. É necessário alinhar os sonhos do RH, a realidade do mercado e a política interna da empresa”, explica o diretor-presidente da Carreira Muller, Robinson Carreira.

Assim, o primeiro passo é definir a arquitetura de cargos, que vai além das atribuições e foca no planejamento e na estratégia para gestão de pessoas, para então partir para a descrição dos cargos.

Na prática

Pensando, justamente, em auxiliar os profissionais a serem assertivos, principalmente em suas estratégias relacionadas ao Plano de Cargos e Salários da empresa em que estão inseridos, criamos um módulo avançado do curso de Remuneração, que vai auxiliar você a ampliar sua visão estratégica. Esse curso é classificado como avançado, pois se direciona a profissionais que já têm conhecimento prévio da ferramenta que utilizamos, já fizeram o nosso curso de Plano de Cargos e Salários e desejam aprimorar a gestão para adquirir uma visão mais estratégica.

 

Para saber mais sobre o curso e se inscrever, clique aqui!

 

Carreira Muller | Construindo Sentidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Assine a nossa newsletter

X